A previsão era de que as lombadas passassem a multar no final de novembro, mas desde sábado já estão registrando infrações

O secretário municipal de governo, José Jorge Leite Filho, o Zito, afirmou que ainda não foi firmado contrato entre DETRAN e Prefeitura Municipal de Dourados sobre o repasse das multas geradas em conseqüência da reativação das lombadas eletrônicas no município na manhã deste sábado (5). “As lombadas serão reativadas sim, mas ainda não há nenhum contrato ou convênio assinado nesse sentido e, por enquanto, se forem aplicadas multas, elas não vão valer de novo”, reiterou Zito a um site local.

Segundo informe do Departamento Estadual de Trânsito, as lombadas que voltaram a funcionar para testes e aferições no início de outubro já estariam multando a partir deste sábado. Em outubro, o departamento de trânsito afirmou em nota que as lombadas só voltariam a multar no final do mês de novembro. Na época o Detran dizia no texto que “no período de férias escolares – quando mais crianças ocupam as ruas pra brincar ou passear – para que a alta velocidade dos veículos não seja uma ameaça”.

As lombadas foram desativadas em Dourados após a eleição de Murilo Zauith, no início de 2011. O prefeito quer repasse dos valores arrecadados em multas pelo Detran nas lombadas eletrônicas no município. A situação já provocou muita confusão e protestos no primeiro semestre, quando as multas aplicadas pelo excesso de velocidade tiveram que ser canceladas pelo órgão estadual até à revisão dos termos do acordo.