Encanamento da Exxon vaza pelo menos 1 mil barris de petróleo em rio nos EUA
Pelo menos mil barris de petróleo vazaram neste fim de semana no rio Yellowstone, no estado americano de Montana, após a ruptura de um encanamento explorado pela empresa Exxonmobil sob a superfície, informa neste domingo o jornal “The Billings Gazette”. A ruptura ocorreu na noite de sexta-feira perto da cidade de Laurel e impulsionou o […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Pelo menos mil barris de petróleo vazaram neste fim de semana no rio Yellowstone, no estado americano de Montana, após a ruptura de um encanamento explorado pela empresa Exxonmobil sob a superfície, informa neste domingo o jornal “The Billings Gazette”.
A ruptura ocorreu na noite de sexta-feira perto da cidade de Laurel e impulsionou o petróleo a quase 130 quilômetros de distância, forçando as autoridades locais a evacuar a população próxima às margens do rio.
A Exxon, que descobriu o desastre na manhã de sábado, assegurou horas mais tarde que o encanamento tinha sido lacrado.
“Reconhecemos a seriedade do incidente e estamos trabalhando muito para enfrentá-lo”, disse a companhia em comunicado, que no entanto ainda não determinou as causas do acidente.
As graves inundações que afetam vários estados do centro e norte dos Estados Unidos são um dos possíveis motivos citados pelo Departamento de Desastres e Emergências de Montana, que adverte que as enchentes dificultam as tarefas de limpeza do petróleo.
As autoridades esperam que o óleo seja levado ao rio Missouri – do qual o Yellowstone é afluente – e chegue ao estado da Dakota do Norte.
A reputação da Exxon, maior petrolífera de capital aberto do mundo, foi abalada pelo acidente histórico do petroleiro Exxon-Valdez, que em 1989 encalhou no mar do Alasca e lançou mais de 40 milhões de litros de petróleo ao mar.
Após o acidente, a Exxon buscou melhorar seus padrões de segurança. No entanto, assim como outras grandes petrolíferas, a empresa continua sendo responsável por dezenas de vazamentos anualmente nos rios dos Estados Unidos, que costumam passar despercebidos pelo impacto relativamente menor ao dos acidentes que ocorrem no mar.
Notícias mais lidas agora
- Preso por matar adolescente e ferir jovem a tiros confessa o crime e alega ter buscado arma na casa da cunhada
- Homem é preso após estuprar própria filha de 15 anos em hotel de Campo Grande
- Jovem é assassinado com golpe de punhal pelo próprio irmão durante festa de Réveillon em MS
- Homem é agredido após tocar em partes íntimas de adolescente na Cidade do Natal
Últimas Notícias
Caminhonete tomba em acidente na Mascarenhas de Morais
O trânsito ficou parcialmente interrompido no trecho
Terremoto de magnitude 6,1 graus atinge norte do Chile
As localidades mais próximas são Calama, a cerca de 83 quilômetros do epicentro
Brasileiro é preso no Paraguai por matar vizinho a facadas
O crime ocorreu por volta das 7h30 desta quinta-feira
Concessionária de energia orienta sobre cuidados neste período chuvoso
Inmet emitiu alerta de chuvas intensas e tempestades em MS
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.