Empate deve custar vaga a Robinho
O empate com a Venezuela foi apenas o primeiro jogo do Brasil na Copa América, mas o mau resultado na estreia fez Mano Menezes cogitar alterações na equipe. E, nesse cenário, o mais cotado para deixar o time é Robinho. A atuação apagada no primeiro jogo do torneio, a escassez de gols dele na seleção […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O empate com a Venezuela foi apenas o primeiro jogo do Brasil na Copa América, mas o mau resultado na estreia fez Mano Menezes cogitar alterações na equipe. E, nesse cenário, o mais cotado para deixar o time é Robinho.
A atuação apagada no primeiro jogo do torneio, a escassez de gols dele na seleção e a predisposição do treinador em tentar implantar o sistema 4-2-3-1, com Ganso como principal armador, colocam o jogador do Milan na berlinda e fazem dele o candidato a ir para o banco caso Mano cumpra a intenção de mexer no time para o segundo jogo, contra o Paraguai, no sábado.
“Vamos ajustar essa parte (criação e finalização) de modo que fique melhor. Se for preciso mudar e os treinamentos mostrarem isso, podemos trocar uma peça para tentar que seja diferente. Mas também não vamos culpar a parte ofensiva, porque o ajuste final é coletivo”, disse Mano Menezes.
São duas as possibilidades de mudança que Mano cogita. A primeira seria apenas a troca de um jogador, sem mudança tática.
Neste caso, Lucas entraria no lugar de Robinho para fazer a mesma função: atacar pelo lado do gramado, mas com a obrigação de voltar para recompor o meio de campo e ajudar na marcação – foi assim que jogou contra a Venezuela, justamente entrando no lugar de Robinho no segundo tempo.
A outra hipótese é a opção por Elano. O santista também teria a mesma incumbência, de jogar pela lateral e ajudar a marcar quando o time perder a bola, mas sem a mesma contundência de ir à linha de fundo que, na teoria, Robinho e Lucas teriam.
Em compensação, com Elano o time ganharia em poder de marcação, além de Ganso não ficar sozinho como fonte de criação.
Insatisfação. Robinho não gostou de ser substituído na estreia. “Respeito quem está ali esperando a oportunidade, mas qualquer jogador não gosta de sair”, disse.
A substituição de Robinho tem sido comum. Nos últimos três jogos o atacante saiu antes do final. Apesar de ser um dos homens de confiança de Mano Menezes – só não foi chamado em uma convocação até agora – a fase dele não é a de um goleador, como nos tempos em que o Brasil tinha Dunga como técnico.
Robinho tem 25 gols anotados pela seleção. Mas ultimamente não tem conseguido ir à rede. O atacante participou de oito dos nove jogos que a seleção fez sob o comando de Mano e não marcou nem uma vez sequer.
A última vez que ele comemorou com a camisa do time nacional foi na Copa do Mundo. Foi dele o gol contra a Holanda, na derrota de virada por 2 a 1, nas quartas de final do Mundial da África do Sul.
Robinho, com 87 aparições com a seleção brasileira, é um dos jogadores mais experientes do grupo de Mano, que, quando entrou no cargo, tinha como principal meta a renovação do grupo que fracassara no Mundial.
Foi na última Copa América, em 2007, na Venezuela, que o atacante conquistou espaço como um dos principais atletas do time nacional. Naquela edição do torneio, ele anotou seis gols e foi um dos destaques da equipe campeã.
Na última temporada europeia, Robinho voltou a jogar bem, sendo campeão pelo Milan.
Notícias mais lidas agora
- Preso por matar adolescente e ferir jovem a tiros confessa o crime e alega ter buscado arma na casa da cunhada
- Homem é preso após estuprar própria filha de 15 anos em hotel de Campo Grande
- Jovem é assassinado com golpe de punhal pelo próprio irmão durante festa de Réveillon em MS
- Homem é agredido após tocar em partes íntimas de adolescente na Cidade do Natal
Últimas Notícias
Gusttavo Lima afirma que será candidato a presidente da República em 2026
Sertanejo iniciará diálogos com grupos políticos em breve
Por que o ano dura 365 dias? Descubra a ciência por trás do calendário
Calendário gregoriano é baseado no movimento da Terra ao redor do Sol
Corumbá lidera lista como destino mais econômico para voar em março de 2025
Levantamento da empresa de comparação de preços de passagens considerou voos previstos para março, partindo de São Paulo
Cinco capitais aumentam tarifa de ônibus; Campo Grande é a 14ª mais cara do País
São Paulo, Rio de Janeiro, Florianópolis, Recife e Belo Horizonte anunciaram aumento do valor da passagem de ônibus para este ano
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.