Técnicos agrícolas e produtores rurais vão contar com uma nova ferramenta para o planejamento da produção de bovinos de corte. É o software Invernada, que ficará disponível para download, de forma gratuita, na internet.

O sistema, que incorpora conhecimentos avançados e inovadores em pesquisas nas áreas de produção animal e modelagem matemática, foi desenvolvido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em parceria com as empresas AgroSol e Bellman Nutrição Animal.

A tecnologia oferece recursos para simulação e prognóstico de desempenho da produção, comparação do efeito de mudanças gerenciais e adoção de tecnologias, além da otimização de dietas. Também possui uma série de bibliotecas de dados, modelos matemáticos de processos biológicos e aplicativos auxiliares que facilitam as análises do sistema de produção.

“O que ele faz é colocar, nas pontas dos dedos do usuário, um monte de informação técnica e científica complicada, sendo um excelente transferidor de tecnologia, colaborando também no direcionamento da pesquisa”, troca em miúdos o pesquisador Sérgio Raposo da Embrapa Gado de Corte (Campo Grande).

Após o lançamento, que vai ocorrer em 15 de março, o sistema ficará disponível no site da Embrapa Informática Agropecuária <www.cnptia.embrapa.br>.