Em parceria com a Funtrab, Uneis do Estado terão cursos profissionalizantes
Levar conhecimento profissional para os adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas nas Unidades Educacionais de Internação (Uneis) do Estado. É com esse objetivo que a Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab), em parceria da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), por meio da Superintendência de Assistência Socioeducativa elaborou um estudo qu…
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Levar conhecimento profissional para os adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas nas Unidades Educacionais de Internação (Uneis) do Estado. É com esse objetivo que a Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab), em parceria da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), por meio da Superintendência de Assistência Socioeducativa elaborou um estudo que traçou o perfil sócio profissionalizante dos adolescentes.
A pesquisa foi realizada em abril de 2011, em nove unidades educacionais do Estado e fornece informações sobre etnia, faixa etária, sexo, grau de escolaridade e qualificação profissional e opções de cursos pretendidos que foi respondido por 224 socioeducandos. O próximo passo é o cronograma de ação para implantação dos cursos profissionalizantes dentro das unidades.
“Nós, como Fundação do Trabalho, responsáveis por políticas de qualificação para o mercado, não podemos ficar alheios aos adolescentes que estão nas Uneis. Por isso estamos como parceiros desenvolvendo este trabalho com a Superintendência de Assistência Socioeducativa”, informou o diretor geral da Funtrab, Cícero Ávila durante evento de apresentação de metas das Uneis.
Na próxima terça-feira (17), às 10h, haverá uma reunião no gabinete da Funtrab, onde os representantes da SAS, Setas e da própria Fundação do Trabalho, discutirão os detalhes para execução do projeto de formação profissional voltada aos socioeducandos. “Queremos atingir 100% dos adolescentes, prepará-los de forma adequada para exercer uma profissão com a qual se identifiquem, para que retornem ao convívio social em condições de encontrar uma vaga no mercado de trabalho” informou a responsável pela Divisão de Educação e Educação para o Trabalho da SAS, Nathyla Ayala Sant’Ana.
A pesquisa revela que 91,62% dos adolescentes têm vontade de estudar e 96,88% se interessam por um curso de qualificação profissionalizante. De modo geral, o nível de escolaridade é baixo, se considerar que o Ministério da Educação diz que todos os jovens com 17 anos ou mais devam ter o ensino médio concluído.
Em relação à experiência profissional, 52,68% possuem experiência de trabalho enquanto 88,84% não possuem registro em carteira. O questionário procurou saber o tipo de curso profissionalizante que os internos desejam estudar. O curso de Auxiliar Administrativo com informática liderou o ranking dos cursos pretendidos, sendo apontado por 60% dos adolescentes. Em segundo lugar, o curso de eletricista, com preferência de 58% internos , seguido de mecânica que obteve preferência de 47%.
Para incentivar o estudo dos socioeducandos, a SAS trabalha com palestras de sensibilização, mostrando aos adolescentes a importância de se ter o conhecimento formal e profissional. De acordo com Nathyla, já existem trabalhos de oficinas móveis profissionalizantes, como na Unei Novo Caminho onde há um curso de mecânica de bicicleta. “Os adolescentes têm aulas regulares dos ensinos fundamentais e médio, além de atividades complementares como xadrez, bordado, informática e outros que podem ser realizadas no período seguinte à aula”, explicou.
Notícias mais lidas agora
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
- Jeep roubado de ex-superintendente morto a pauladas e facadas é encontrado pela polícia
- Antes de assassinato, homem foi visto em cima de telhado de casa de ex-superintendente em Campo Grande
Últimas Notícias
Banco desconta valor do 13º salário de servidores antes da Prefeitura depositar o benefícios
Funcionária disse que problema ocorreu na Prefeitura, que combinou com o banco que depositaria os benefícios neste dia 13
Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
Rapaz de 22 anos que estava conduzindo o Jeep Renegade da vítima está preso e adolescente que confessou assassinato foi apreendido
Festival Arte e Cultura começa nesta sexta-feira, em Campo Grande
Festival acontece todo ano e visa estimular o contato dos participantes com atividades culturais e artísticas
Só corre! Bazar beneficente da Breshop terá 10 mil peças de marca a partir de R$ 5
Evento ocorrerá no próximo dia 15 de dezembro, das 8h às 15h, em Campo Grande
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.