O estado de saúde do ex-jogador Sócrates continua estável no Hospital Albert Einstein. A reportagem do Terra passou toda a tarde deste sábado no local acompanhando cada novo movimentação no local, em busca de informações sobre a situação de um dos maiores ídolos da história do Corinthians. E, até o momento, ele segue em estado grave, com infecção intestinal causada por uma bactéria e internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

O clima foi de tensão no Albert Einstein durante todo o sábado. Sócrates recebeu visitas de irmãos, filhos e mulher, que permaneceram dentro do local com o ex-corintiano ao longo do dia. Além deles, compareceram os jornalistas Juca Kfouri e José Trajano, amigos íntimos do ex-atleta, além do também ex-jogador Paulo Cézar Caju.

Alguns conhecidos creditaram o mal-estar a refeições recentes de Sócrates, mas a informação não foi confirmada pelos médicos. A assessoria de imprensa informou que os doutores Fernando Pandullo e Ben-Hur Ferraz Neto cuidam do caso, com apoio do diretor Oscar Fernando Pavão dos Santos.

No mais, o restante do dia foi marcado por expectativa. Os veículos de comunicação compareceram em peso e se instalaram no estacionamento do hospital à espera de notícias, que não chegavam. Atenciosa, a assessoria do Albert Einstein atendia aos jornalistas como podia, mas a resposta não mudava: o quadro de saúde de Sócrates permaneceu o mesmo durante o sábado.

Na parte da manhã, a informação divulgada pelo hospital foi que o paciente encontra-se na UTI, com quadro de choque séptico de origem intestinal e respirando por aparelhos. Sócrates continua fazendo tratamento dialítico, e não melhorou e nem piorou – ou seja, segue em estado grave.

A previsão dos médicos é que o ex-corintiano demore cerca de 72 horas para reagir – ele está inconsciente. Por isso, até a manhã de terça saberemos se Sócrates se encontra bem, ou se a situação se agravou.

Os responsáveis pelo caso buscam soluções por meio de alteração dos antibióticos e do tratamento dialítico, que consiste na remoção do excesso de substâncias e líquidos prejudiciais acumulados no organismo. É esperado que Sócrates possa reagir de maneira positiva aos medicamentos.

Essa é a terceira vez que o ex-meia é internado nos últimos quatro meses, sendo as duas anteriores por hemorragia digestiva decorrente do consumo prolongado de álcool. Justamente por tal motivo, as bactérias no intestino de Sócrates só pioraram o estado de saúde nessa ocasião devido ao fígado fragilizado.

Sócrates é considerado um dos maiores meias da história do Corinthians e comandou o clube em uma das principais épocas, a “Democracia Corintiana” que rendeu o bicampeonato paulista de 1982/83. Consumidor inveterado de álcool durante a maior parte da vida, o ex-atleta também foi capitão de uma das melhores Seleções Brasileiras de todos os tempos: a de 1982, que sucumbiu de forma precoce para a então futura campeã Itália.