Engenheiros, agrônomos, geólogos, geógrafos, meteorologistas, tecnólogos e técnicos de nível médio destas áreas, registrados nos Creas e que estiverem em dia com suas anuidades terão o direito de escolher os seus representantes nas próximas eleições do maior sistema profissional do país. O pleito será realizado no dia 8 de novembro deste ano.

Somente poderão votar os profissionais que estiverem em dia com a anuidade. O prazo final para quitação da mesma é 7 de outubro.

Criado em 1933, com o Decreto nº 23.569, foi a partir de 1991 (com a Lei nº 8.195) que as eleições diretas para presidentes do Confea e dos Creas passaram a vigorar. Com a nova norma, o processo democrático foi ganhando espaço.

O momento foi um marco na história do sistema profissional, pois possibilitou aos profissionais a participação efetiva na escolha dos seus representantes. Com o passar dos anos, a eleição direta também foi ampliada para os cargos dos conselheiros representantes das modalidades profissionais.

Em Mato Grosso do Sul, as urnas estarão localizadas em todas as cidades que contam com inspetorias ou escritórios do Crea-MS: Campo Grande, Aquidauana, Coxim, Corumbá, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã, Três Lagoas, Rio Brilhante, Chapadão do Sul e ainda em Sâo Gabriel do Oeste.

No Sistema Confea/Crea e Mútua, diferentemente do que ocorre nas eleições para presidente da República, senadores e deputados, por exemplo, o voto não é obrigatório.

Em 2011, os cargos em disputa que receberão votos dos profissionais de Mato Grosso do Sul são para: presidente do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea), presidente do Conselho Regional (Crea) e diretor-geral e diretor-administrativo da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea (Mútua).

Somente profissionais associados à Mútua poderão votar para eleger o diretor-administrativo. Para conhecer detalhes, clique aqui

Arquitetos

As eleições do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), criado pela Lei 12.378, serão realizadas no dia 26 de outubro. Para eles, o voto é obrigatório e pela internet.