Eco-parque arte de fazer e reciclar será inaugurado na próxima segunda-feira.

Desde a última quarta-feira (12), dia das crianças, voluntários, acadêmicos e técnicos do Projeto Arte de Fazer e Reciclar estão construindo o primeiro eco-parque de pneus de Aquidauana. A ideia surgiu, para amenizar um grave problema que foi constatado na Assepar – associação de separadores de recicláveis de Aquidauana.   As catadoras que participam do projeto […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Desde a última quarta-feira (12), dia das crianças, voluntários, acadêmicos e técnicos do Projeto Arte de Fazer e Reciclar estão construindo o primeiro eco-parque de pneus de Aquidauana. A ideia surgiu, para amenizar um grave problema que foi constatado na Assepar – associação de separadores de recicláveis de Aquidauana.   As catadoras que participam do projeto levam os filhos para dentro da associação quando vão ao local, porque não tem com quem deixá-los.
 
A coordenadora do Projeto Arte de Fazer e Reciclar, Neliane Corrêa, comenta: “primeiro explicamos os riscos para as mães, depois proibimos a entrada de crianças, mas não adiantou, elas precisam trabalhar e acabam levando os filhos que ficam brincando no lixo. São crianças muito pequenas, de 2, 4 até 6 anos, elas não tem noção do perigo que é brincar no meio do material coletado. Então pensamos em construir um parque, longe do material coletado como estratégia para que as crianças saiam do meio do lixo, pois eles não são bobos, é claro que vão preferir brincar num parque.”
 
Para ela, o projeto é maravilhoso, por vários motivos, um deles é o reuso de pneus, um resíduo volumoso que não pode ser compactado e oferece sério risco quando fica exposto sem nenhum tipo de cuidado, pois pode abrigar vários vetores que colocam nossas vidas em risco com os mosquitos que transmitem a dengue e a leischmaniose. Outro motivo é poder oportunizar para a comunidade outro olhar para aquilo que eles conhecem tão bem: o lixo. O projeto é muito simples e rápido, foi possível ver um amontoado de pneus velhos e sujos se transformarem em um lindo e colorido parque. Existem diversos materiais que oferecem as mesmas possibilidades de transformação, podendo gerar renda adicional para a comunidade.
 
Jessica Arruda, acadêmica de educação física e coordenadora das atividades de construção do parque, diz que o mesmo será utilizado para realizar atividades regulares com as crianças, para estimular o equilíbrio, a coordenação motora, a criatividade o companheirismo, entre outros. Segundo ela: “´pensamos em cada brinquedo e decidimos que, mesmo sendo construído com resíduos, teria aparência de novo, colorido e alegre, no meio desta paisagem tão monocromática”.
 
A construção do parque faz parte das ações do Projeto Arte de Fazer e Reciclar que visa a implantação da coleta seletiva na cidade de Aquidauana. Desde 20 de julho, no Bairro Sta. Terezinha, toda quarta-feira é dia da coleta seletiva. É importante lembrar que a participação da comunidade, é fundamental. Se cada um fizer a sua parte, a coleta seletiva será um sucesso na cidade. Não é necessário mudar a rotina doméstica, é preciso apenas ter dois sacos de lixo, um para o molhado (restos de alimentos, guardanapos usados, lixo do banheiro) que vai para a coleta tradicional e outro com todo o material que é reciclável (papel, plástico, lata, garrafa pet, enfim tudo o que é seco), que deve ser colocado na calçada apenas no dia da coleta seletiva, na quarta-feira.

Para não causar mal cheiro, as embalagens devem ser lavadas e depois de secas, colocadas no saco de lixo reciclável. Lembrando que o projeto Arte de Fazer e Reciclar tem como patrocinador o Programa Petrobras Desenvolvimento e Cidadania, e outros parceiros como: Prefeitura Municipal de Aquidauana, UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul); Universidade Anhanguera/Uniderp; CPP (Centro de Pesquisas do Pantanal); UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) e Fundação Toyota.

O Eco-parque de pneus não vai atender somente os filhos dos catadores, será um parque comunitário e aberto. Está anexo á Assepar, mas é da comunidade e vai atender a todas as crianças da Vila São Pedro. A inauguração será nesta segunda-feira (17), ás 8h.

Conteúdos relacionados