Dourados sediou durante dois dias um treinamento destinado a representantes de 17 municípios de Mato Grosso do Sul que trabalham em regime de previdência própria, a exemplo do Previd (Instituto de Previdência de Dourados).

Três técnicos do Ministério da Previdência Social estiveram em Dourados nestas quarta e quinta-feira, disponibilizando o treinamento aos municípios para que possam utilizar o Cadastro Nacional de Informações Sociais (Cnis). Esse cadastro dará suporte ao Siprev/Gestão de RPPS (Sistema Previdenciário de Gestão de Regimes Públicos de Previdência Social).

A analista do Ministério da Previdência Social, Márcia Paes Caldas, explica que o Siprev/Gestão de RPPS é um sistema criado para que os municípios possam dar cumprimento ao artigo 3º da lei 10.887/2004. É uma ferramenta de gestão das informações referentes a servidores públicos (civis e militares) ativos, inativos, pensionistas e demais dependentes, da União, Estados, Distrito Federal e Municípios, que possuam Regime Próprio de Previdência Social (RPPS).

O sistema permitir reunir e um único banco de dados as informações cadastrais (informações básicas da pessoa, sejam servidor ativo ou inativo, pensionista ou dependente); informações previdenciárias (vínculos funcionais, tempos de contribuição, aposentadorias adquiridas, histórico funcional, cargos e carreiras); informações financeiras (valor de contribuições previdenciárias e benefícios recebidos); emissão de Certidão de Tempo de Contribuição e a verificação dos registros de dados essenciais. É possível também a simulação de aposentadorias e a concessão de benefícios.

Para isso, foi criado o Cnis, que é capaz de gerar arquivos sobre as informações funcionais e previdenciárias dos servidores públicos ao Siprev/Gestão de RPPS.

O treinamento, realizado na sede do NTEM (Núcleo de Tecnologia Educacional), vai possibilitar que os representantes de institutos de regime próprio de previdência possam trabalhar com a nova ferramenta através de computadores.

“O Siprev tem por objetivo proporcionar a qualidade de dados dos seus servidores e consequentemente oferecer melhor retorno de informações dos Entes para o Ministério da Previdência”, explicou Márcia Caldas.