A campanha de vacinação antirrábica em Dourados começa nesta segunda-feira. Os trabalhos feitos pela prefeitura através da Secretaria Municipal de Saúde vão começar pela zona rural, onde serão instalados 38 postos, distribuídos entre unidades de saúde, igrejas, escolas e assentamentos.
Na zona urbana o dia D da vacinação será em 26 de novembro. Nesse dia vão trabalhar 400 voluntários, distribuídos nos 60 postos dentro do perímetro urbano, preparados para imunizar os animais domésticos contra a raiva.

De acordo com o diretor de Vigilância em Saúde Eduardo Arteiro Marcondes, a meta é imunizar 33 mil animais em Dourados. A prefeitura recebeu 40 mil doses do Ministério da Saúde.

No primeiro dia a imunização de cães e gatos será feita no pátio da Missão Caiuá. Um posto itinerante também vai percorrer a região. Nesta terça-feira a vacinação será no NAM (Núcleo de Atividades Múltiplas) e na “casa do Tico”.

No dia 9, a vacina estará disponível na Escola Sardinha. Também nesse dia começa a vacinação na aldeia Bororó, na “casa do Raul”. No dia 10 será na Escola Municipal Tengatuí Marangatu e no dia 11 na Escola Araporã e Igreja Metodista Betel.

O calendário de vacinação elaborado pela Secretaria Municipal de Saúde continua na reserva indígena no dia 16, quando a vacinação será feita na Escola Agostinho, na aldeia Bororó. No dia 17 na escola da Aldeia Panambizinho e no dia 18 no posto de saúde de Panambi.

No dia 21 a vacinação será na Escola Municipal Rui Gomes na Vila São Pedro e no dia 22 no Centro Comunitário de Indápolis. No dia 23 as equipes de vacinação estarão na Escola Camilo Hermelindo da Silva, no Barreirinho, e também na Escola Antônio João Ribeiro, no Barreirão.

No dia 24 a campanha será feita no Centro Comunitário de Vila Vargas, no dia 25 na Igreja Santa Izabel, na comunidade do Laranja Lima, e no posto de saúde de Macaúba. A vacinação segue no dia 28 na Escola Emílio de Paula, na comunidade Guanandi, e na escola da Fazenda Mya. No dia 29 será no posto de saúde de Vila Formosa e no dia 30 na igreja da Colônia Zanata.

Dezembro

No dia 1º de dezembro a vacinação será na escola da comunidade de Santa Luzia; no dia 2 no Serrito e na escola da Picadinha; no dia 5 na Placa do Abadio (posto itinerante) e na igreja católica, sitioca Altos da Lagoa, e no dia 6 na Escola Perequeté, no distrito de Itahum.

No dia 7 a campanha será no assentamento Lagoa Grande em Itahum. No dia 12 no assentamento Amparo, no distrito de Itahum; no dia 13 no Assentamento Taquara, saída para Ponta Porã; no dia 14 no assentamento Forquilha, saída para Laguna Carapã, e no dia 15 na Borracharia do Adão, na Sitioca Bela Vista. A vacinação na zona rural termina no dia 16, no travessão do Castelo, onde vai funcionar um posto itinerante.