Geral

Dos 38 casos de índios assassinados no País, 27 aconteceram no Estado

De acordo com levantamento do Cimi (Conselho Indigenista Missionário de Mato Grosso do Sul), dos 38 casos de índios assassinados no Brasil em 2011, 27 aconteceram em Mato Grosso do Sul. O coordenador regional, Flávio Machado, informa que o Conselho está monitorando os casos e fazendo o levantamento anual.  O caso mais recente aconteceu na […]

Arquivo Publicado em 28/09/2011, às 13h29

None
De acordo com levantamento do Cimi (Conselho Indigenista Missionário de Mato Grosso do Sul), dos 38 casos de índios assassinados no Brasil em 2011, 27 aconteceram em Mato Grosso do Sul. O coordenador regional, Flávio Machado, informa que o Conselho está monitorando os casos e fazendo o levantamento anual. 
O caso mais recente aconteceu na noite desta terça-feira (27), por volta das 19h. Teodoro Ricarte, de 25 anos, pai de cinco crianças, foi assassinado no caminho de volta entre a cidade de Paranhos e o acampamento Y’poi, dentro da fazenda São Luís. 
Ele foi atacado por homens e espancado. A família da vítima chegou a socorrê-la, mas ela não resistiu aos ferimentos e morreu no acampamento. Teodoro é primo de um dos dois professores assassinados no acampamento em 2009. 
A Funai (Fundação Nacional do Índio) de Ponta Porã encaminhou uma equipe ao local para apurar os fatos e acionou a polícia civil e federal. 
Jornal Midiamax