O presidente da Confederação Asiática de Futebol (AFC, na sigla em inglês), Mohammed bin Hammam, descartou neste sábado a possibilidade de o Catar dividir alguns jogos da Copa do Mundo de 2022 com países vizinhos.

A ideia havia sido sugerida pelo presidente da Fifa, Joseph Blatter, e apoiada pelo presidente da Uefa, Michel Platini. Os dois dirigentes entendem que a distribuição das partidas contribuiria para o desenvolvimento do futebol no Golfo Pérsico e também ajudaria o turismo.

Por ter apenas 11.437 quilômetros quadrados, o Catar abrigará dez dos 12 estádios previstos para o Mundial num raio de 30 quilômetros, o que dificultaria os lucros com o deslocamento de torcedores estrangeiros.

O presidente da AFC, no entanto, já rechaçou essa possibilidade. “O Catar candidatou-se sozinho para organizar a Copa, então é justo somente que ele organize as partidas”, disse Hammam, que é catariano.

O dirigente afirmou ainda que não é necessário que o país divida algumas partidas com os países vizinhos (Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Omã e Bahrein, entre outros), para que o Golfo Pérsico se desenvolva.

“Uma infraestrutura precisa ser construída. Várias pessoas virão para levantar essa infraestrutura. Vejo um grande impacto econômico e até mesmo no futebol por si só, que será muito promovido”, completou Hammam.

A AFC não se posicionou sobre a sugestão de vários dirigentes importantes do futebol mundial, entre eles Blatter e Platini, de que a Copa seja transferida de junho/julho, meses em que é normalmente disputada, para janeiro, a fim de evitar as altas temperaturas no Catar nessa época do ano.