Apontado como favorito, Partido Popular de Mariano Rajoy manteve favoritismo

O conservador Partido Popular (PP) venceu as eleições deste domingo na Espanha com maioria absoluta, indica uma pesquisa de boca-de-urna, divulgada pela rede pública TVE. As eleições se encerraram às 20 horas (17 horas em Brasília).

O Partido Popular (PP, direita) venceu por maioria absoluta as eleições legislativas deste domingo na Espanha, conquistando entre 181 e 185 cadeiras do Parlamento, segundo pesquisa de boca de urna divulgada após o fechamento das seções eleitorais.

De acordo com a pesquisa da TNS Demoscopia para a rede pública Televisão Espanhola, após as eleições, o PP passaria a ter de 154 a 185 deputados na Câmara dos Deputados, composta por 350 cadeiras.

O candidato do conservador Partido Popular (PP), o favorito Mariano Rajoy, votou em um colégio de Madri acompanhado por sua mulher, Elvira Fernández. Ele disse estar pronto para assumir a difícil tarefa de tirar a Espanha do atual cenário de crise financeira.

– Estou há muitos anos na atividade política, desenvolvi muitas responsabilidades, fui vereador há muitos anos e estou preparado para o que os espanhóis quiserem.

A votação acontece em um momento de grave crise que mantém a economia do país praticamente estagnada, com crescimento anual calculado em 0,8%, desemprego que atinge 5 milhões de pessoas (21,52% da população ativa) e uma dívida pública submetida ao assédio dos mercados financeiros.