Dia mundial do diabetes tem atividades na Capital a partir desta segunda

A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) vai promover diversas atividades durante o mês de novembro para lembrar o Dia Mundial do Diabetes (14). Este é o terceiro ano da campanha, desenvolvida pela SBD (Sociedade Brasileira de Diabetes) para o período 2009-2013, com o tema “Diabetes: educar para prevenir”.

O primeiro evento está marcado para a manhã desta segunda-feira (07), a partir das 7h, na UBS Universitário, com orientações aos pacientes sobre “Retinopatia diabética: prevenção e controle”. Amanhã, na UBS Tiradentes, às 7h30, o tema do encontro será “Dieta para controle do diabetes”. Na UBS Tiradentes a reunião vai ser no dia 22 de novembro, às 7h30, enfocando o “cuidado dos pés na diabetes”. Para o dia 28 está programada a palestra “O que é diabetes?”, na UBS Cidade Morena, a partir das 13h30.

Além disso, na próxima sexta-feira (11), no período matutino, será realizada uma ação da Sesau, em parceria com a ADIFMS (Associação Estadual dos Diabéticos e Familiares) e o SESC (Serviço Social do Comércio), no Mercado Municipal Antônio Valente (Mercadão). Está prevista uma intervenção educativa para orientar a população sobre a importância da prevenção e do controle do diabetes, o estímulo à adoção de uma alimentação saudável, da prática de atividades físicas e, se for necessário, o uso regular de medicamentos indicados pelo médico.

Ainda neste mês, a prefeitura iniciará um novo fluxo de atendimento para os pacientes do Serviço de Referência em Diabetes (Seredi), tendo em vista a recente ampliação e treinamento da equipe, que permitirá uma assistência individualizada. Os nutricionistas da rede municipal de saúde também contarão com o curso “Contagem de carboidratos no tratamento nutricional do diabético”. A capacitação está marcada para o dia 18 de novembro, às 13h30, no auditório da UPA do bairro Coronel Antonino.

Dados locais – De acordo com o levantamento feito pela Sesau, estão registrados na rede municipal de saúde 20.366 diabéticos. Desse total, 13.418 pertencem ao grupo de hipertensos e diabéticos, e 6.948 são apenas diabéticos.

Já o Sistema de Informação de Mortalidade (SIM) da Secretaria de Estado de Saúde contabilizou, em 2010, 164 mortes por diabetes em Campo Grande. Neste ano, até o dia 14 de outubro, foram registradas 101 mortes pela doença na Capital.

Sinais e sintomas do diabetes – Sede excessiva, urinar com freqüência, aumento da fome, perda de peso, cansaço excessivo, falta de concentração e de interesse em atividades de rotina, vômitos e dores de estômago, sensação de formigamento ou torpor nas mãos e pés, visão embaçada, infecções freqüentes e feridas que custam a cicatrizar.
Cuidados para controlar e evitar complicações do diabetes – agendar consultas regulares com o médico, fazer exame odontológico a cada seis meses, realizar exames laboratoriais (para verificar principalmente os índices glicêmicos) a cada três meses, alimentar-se de forma saudável e praticar alguma atividade física.

Para obter mais informações sobre o Dia Mundial do Diabetes é só acessar o site www.diamundialdodiabetes.org.br, ou ligar no telefone: (67)3314.3045 (Sesau) e falar com Suelen Castilho, gerente técnica do Programa de Atenção à Saúde do Hipertenso e do Diabético.