Pular para o conteúdo
Geral

Dia mundial do diabetes tem atividades na Capital a partir desta segunda

Dia mundial do diabetes tem atividades na Capital a partir desta segunda
Arquivo -

Dia mundial do diabetes tem atividades na Capital a partir desta segunda

A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) vai promover diversas atividades durante o mês de novembro para lembrar o Dia Mundial do Diabetes (14). Este é o terceiro ano da campanha, desenvolvida pela SBD (Sociedade Brasileira de Diabetes) para o período 2009-2013, com o tema “Diabetes: educar para prevenir”.

O primeiro evento está marcado para a manhã desta segunda-feira (07), a partir das 7h, na UBS Universitário, com orientações aos pacientes sobre “Retinopatia diabética: prevenção e controle”. Amanhã, na UBS Tiradentes, às 7h30, o tema do encontro será “Dieta para controle do diabetes”. Na UBS Tiradentes a reunião vai ser no dia 22 de novembro, às 7h30, enfocando o “cuidado dos pés na diabetes”. Para o dia 28 está programada a palestra “O que é diabetes?”, na UBS Cidade Morena, a partir das 13h30.

Além disso, na próxima sexta-feira (11), no período matutino, será realizada uma ação da Sesau, em parceria com a ADIFMS (Associação Estadual dos Diabéticos e Familiares) e o SESC (Serviço Social do Comércio), no Mercado Municipal Antônio Valente (Mercadão). Está prevista uma intervenção educativa para orientar a população sobre a importância da prevenção e do controle do diabetes, o estímulo à adoção de uma alimentação saudável, da prática de atividades físicas e, se for necessário, o uso regular de medicamentos indicados pelo médico.

Ainda neste mês, a prefeitura iniciará um novo fluxo de atendimento para os pacientes do Serviço de Referência em Diabetes (Seredi), tendo em vista a recente ampliação e treinamento da equipe, que permitirá uma assistência individualizada. Os nutricionistas da rede municipal de saúde também contarão com o curso “Contagem de carboidratos no tratamento nutricional do diabético”. A capacitação está marcada para o dia 18 de novembro, às 13h30, no auditório da UPA do bairro Coronel Antonino.

Dados locais – De acordo com o levantamento feito pela Sesau, estão registrados na rede municipal de saúde 20.366 diabéticos. Desse total, 13.418 pertencem ao grupo de hipertensos e diabéticos, e 6.948 são apenas diabéticos.

Já o Sistema de Informação de Mortalidade (SIM) da Secretaria de Estado de Saúde contabilizou, em 2010, 164 mortes por diabetes em . Neste ano, até o dia 14 de outubro, foram registradas 101 mortes pela doença na Capital.

Sinais e sintomas do diabetes – Sede excessiva, urinar com freqüência, aumento da fome, perda de peso, cansaço excessivo, falta de concentração e de interesse em atividades de rotina, vômitos e dores de estômago, sensação de formigamento ou torpor nas mãos e pés, visão embaçada, infecções freqüentes e feridas que custam a cicatrizar.
Cuidados para controlar e evitar complicações do diabetes – agendar consultas regulares com o médico, fazer exame odontológico a cada seis meses, realizar exames laboratoriais (para verificar principalmente os índices glicêmicos) a cada três meses, alimentar-se de forma saudável e praticar alguma atividade física.

Para obter mais informações sobre o Dia Mundial do Diabetes é só acessar o site www.diamundialdodiabetes.org.br, ou ligar no telefone: (67)3314.3045 (Sesau) e falar com Suelen Castilho, gerente técnica do Programa de Atenção à Saúde do Hipertenso e do Diabético.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
internet projeto

Projeto que prevê indenização para clientes que ficarem sem internet avança na Câmara

Recapeamento de avenidas irá custar R$ 3,20 milhões em Bataguassu

Eduardo Bolsonaro

Eduardo Bolsonaro diz que não vai renunciar ao mandato de deputado

ufms

Com R$ 30 mil em prêmios, Festival Universitário da Canção UFMS abre inscrições

Notícias mais lidas agora

Motociclista que morreu em acidente na Av. Ceará estava acompanhado do filho

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

internet projeto

Projeto que prevê indenização para clientes que ficarem sem internet avança na Câmara

moraes

Além da proibição de entrada nos EUA, autoridades brasileiras podem ter bens confiscados

Últimas Notícias

MidiaMAIS

Projeto de stylist exalta corpos transexuais com editoriais de moda feitos em Campo Grande

Projeto Blossom mostra qualidade audiovisual e criativa de artistas locais no setor de moda

Política

Precisa falar com um vereador? Confira quem integra plantão durante recesso até fim de julho

Câmara de Vereadores de Campo Grande não terá sessão entre 16 a 31 de julho

Cotidiano

Novo guia de arborização da cidade deve ser lançado ainda este ano pela Prefeitura

Guia para moradores de Campo Grande será disponibilizado nos formatos de manual, guia e cartilha

Cotidiano

Mato Grosso do Sul registra 203 novos casos de dengue, aponta boletim

Atualizações dos dados epidemiológicos da dengue em Mato Grosso do Sul apontam que o estado não registrou novos óbitos pela doença nos últimos sete dias