Dia dos avós: em MS cada vez mais famílias dependem dos idosos para educar crianças
No dia 26 de julho é comemorado o dia de uma importante membro da família moderna. Com mulher cada vez mais inserida no mercado de trabalho, fica a difícil missão de encontrar alguém de confiança para cuidar dos filhos. É onde avós exercendo o papel de mãe, cuidando e criando os netos. Foi o caso […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
No dia 26 de julho é comemorado o dia de uma importante membro da família moderna. Com mulher cada vez mais inserida no mercado de trabalho, fica a difícil missão de encontrar alguém de confiança para cuidar dos filhos. É onde avós exercendo o papel de mãe, cuidando e criando os netos.
Foi o caso da vovó Ingraça da Silva, de 78 anos, que cuidou de oito netos para que a filha pudesse trabalhar e levar alimento às crianças.
Dona Ingraça comenta que a família morava em uma chácara perto da Ponte do Grego. A filha saía para trabalhar, o genro também, e ela cuidava das crianças. Atualmente, ela mora no Bairro Aero Rancho, em Campo Grande, mas continua cercada por filhos de filhos: com duas netas e três bisnetos.
Uma das netas de Ingraça, Josiane Fernandes, comenta que não sentiu falta da mãe que morreu porque a avó soube cumprir o papel. “Pai e mãe eu não tive, só sei que eu tive vó”, afirma.
Outra vovó que cumpre o papel de mãe é dona Maria Bezerra, de 66 anos, que cria o neto desde os seis anos de idade, pois a mãe dele o abandonou. Segundo Maria, o filho era caminhoneiro e quase não parava em casa, e a nora ‘não se importava com a criança’.
“Já tinha denúncias contra ela, então eu entrei com um pedido no Conselho Tutelar e, em menos de um ano, consegui a guarda definitiva dele” conta a vovó Maria.
Dia dos Avós: raízes católicas
O casal de idade a avançada, Ana e Joaquim, ainda não tinham filhos, o que, para os judeus da época era vergonha e desgosto. Ana começou a ser chamada de estéril pelos sacerdotes da época, por isso, Joaquim foi para o deserto rezar e fazer penitências pedindo a Deus um filho. Segundo os relatos, Joaquim recebeu a visita de um anjo dizendo que sua prece seria atendida e Ana ficaria grávida, o que não sabiam é que receberiam o prêmio de ter por filha aquela que havia de ser a Mãe de Jesus.
A princípio, apenas Santa Ana era comemorada em 25 de julho pelos gregos e no dia seguinte pelos latinos. A partir de 1584, também São Joaquim passou a ser cultuado, no dia 20 de março. Só em 1913 a Igreja Católica determinou que os avós de Jesus Cristo devessem ser celebrados juntos, no dia 26 de julho.
A devoção a Santa Ana e São Joaquim veio para o Brasil durante a colonização, por Portugal.
Notícias mais lidas agora
- Preso por matar adolescente e ferir jovem a tiros confessa o crime e alega ter buscado arma na casa da cunhada
- Homem é preso após estuprar própria filha de 15 anos em hotel de Campo Grande
- Jovem é assassinado com golpe de punhal pelo próprio irmão durante festa de Réveillon em MS
- Homem é agredido após tocar em partes íntimas de adolescente na Cidade do Natal
Últimas Notícias
Corumbá lidera lista como destino mais econômico para voar em março de 2025
Levantamento da empresa de comparação de preços de passagens considerou voos previstos para março, partindo de São Paulo
Cinco capitais aumentam tarifa de ônibus; Campo Grande é a 14ª mais cara do País
São Paulo, Rio de Janeiro, Florianópolis, Recife e Belo Horizonte anunciaram aumento do valor da passagem de ônibus para este ano
Procurando o jantar? Cobra surge ‘contemplando a natureza’ no Parque das Nações Indígenas
Cobra parecia procurar algo na natureza quando foi flagrada
Fies vai ofertar mais de 110 mil vagas para estudantes em 2025
Fies Social reserva 50% das vagas a candidatos inscritos no Cadastro Único
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.