Delcídio e Zeca se ‘alinham’ e projeto do PT é chapa própria com unidade, afirma Vander
Os petistas saíram da plenária realizada neste sábado com unidade interna definida. “O Delcídio é o candidato do partido para a sucessão estadual, tem o respaldo de todas correntes e o Zeca faz parte desse entendimento”, explica.
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Os petistas saíram da plenária realizada neste sábado com unidade interna definida. “O Delcídio é o candidato do partido para a sucessão estadual, tem o respaldo de todas correntes e o Zeca faz parte desse entendimento”, explica.
O deputado federal Vander Loubet (PT) garantiu neste sábado (30), durante a plenária convocada pelos diretórios municipal e regional do Partido dos Trabalhadores, que os projetos políticos do senador Delcídio do Amaral e do ex-governador Zeca do PT superaram as diferenças e seguem na mesma direção.
Segundo ele, está superada a questão da unidade interna no PT sul-mato-grossense. “O Delcídio é o candidato do partido para a sucessão estadual em 2014, tem o respaldo de todas correntes e o Zeca faz parte desse entendimento”, afirmou.
Vander falou aos petistas na sede da Federação dos Trabalhadores em Educação (Fetems), em Campo Grande. Segundo o deputado, “não existe mais qualquer empecilho para a unidade interna que se afirma agora e só precisa de alguns ajustes”.
De acordo com o parlamentar, Delcídio e Zeca, que vinham de projetos políticos apontados por correntes internas do PT como conflitantes, estão decididos a caminha juntos para quebrar a hegemonia do PMDB em Campo Grande.
“Eles são as nossas duas maiores lideranças e ambos querem caminhar na mesma direção. Os dois sabem que são essenciais para fortalecer e unificar o PT como força capaz de quebrar a hegemonia do PMDB em Campo Grande. Agora, vamos mudar o modelo de governo que a cada dia aumenta a insatisfação da sociedade com os detentores do poder local”, explicou Loubet.
Sobre a possibilidade de pequenas diferenças ainda ameaçarem o apaziguamento interno no PT de MS, o deputado garante que ajustes ainda em andamento para a consolidação da unidade não têm extensão suficiente para ameaçar a unificação, embora sejam necessários.
“Falta ainda que a direção partidária, o Delcidio e o Zeca tenham uma conversa direcionada e objetiva para acertar algumas questões, clarear e pontuar o papel de cada um nesse processo e avaliar demandas que possam impactar a conjuntura política do partido. E essa conversa tem o lastro da nossa bancada e de todas as correntes”, assegura.
Sucessão em Campo Grande
Durante a plenária os petistas também debateram os cenários para a sucessão municipal do proximo ano em Campo Grande, principal colégio eleitoral sul-mato-grossense. Vander fez uma análise explicando que, além do desgaste natural acumulado em 20 anos de gestão peemedebista, as próximas eleições terão outras novidades na capital. “Novos cenários se desenham. Um deles, é a necessidade do PSDB, antigo aliado do PMDB, lançar candidatura própria”, ponderou.
Como acabaram de abrir mão de importante representante, a ex-senadora Marisa, que aceitou ir para o TCE-MS, os tucanos teriam como única opção para não se anularem em Campo Grande partir para a candidatura própria. “Os tucanos acabam de perder a senadora Marisa Serrano, que foi para o Tribunal de Contas. É uma perda real e considerável. E o estrago será muito maior se o PSDB não tiver candidatura própria em 2012”, acredita Vander.
Com a análise, Vander diz que a disposição do deputado federal Reinaldo Azambuja, presidente estadual dos tucanos, de deixar o bloco que tem sustentado o PMDB nos último anos para fazer vôo solo no próximo ano, deve ser considerada uma decisão fechada.
Durante a plenária, os petistas reafirmaram as pré-candidaturas da legenda para a disputa municipal no próximo ano. O próprio Vander, além de Zeca do PT, do deputado estadual Pedro Kemp e do ex-deputado Pedro Teruel integram o grupo de opções.
Agenda
A agenda do PT campo-grandense para definir como será sua participação na eleição de 2012 já tem seus primeiros indicativos, anunciados durante a plenária deste sábado, da qual participaram os presidentes municipal e estadual, João Rocha e Marcus Garcia; os deputados federais Vander Loubet e Antonio Carlos Biffi; o vereador Alex; o ex-deputado Pedro Teruel e dezenas de lideranças do movimento social.
Os principais indicativos, com caráter resolutivo, são o lançamento de candidatura própria para a Prefeitura, com prazo para definição dos nomes até dezembro; designação, até 15 de agosto, da comissão para coordenar a elaboração do programa de Governo; elaboração de uma agenda de plenárias que vão acontecer até o final do ano, quando haverá a Conferência Eleitoral; e prazo até 20 de agoso para a formação da lista de pré-candidaturas à Câmara Municipal. (Com informações da Assessoria)
Notícias mais lidas agora
- Preso por matar adolescente e ferir jovem a tiros confessa o crime e alega ter buscado arma na casa da cunhada
- Homem é preso após estuprar própria filha de 15 anos em hotel de Campo Grande
- Jovem é assassinado com golpe de punhal pelo próprio irmão durante festa de Réveillon em MS
- Homem é agredido após tocar em partes íntimas de adolescente na Cidade do Natal
Últimas Notícias
Corpo de homem é encontrado dentro de sacos em plantação de soja
O corpo já está em avançado estado de decomposição
Aumenta em 25% o número de pessoas em situação de rua no país
O levantamento foi feito com base nos dados do Cadastro Único de Programas Sociais
Alinhamento de seis planetas no dia 25 será primeiro fenômeno astronômico do ano
Marte, Vênus, Júpiter e Saturno estarão visíveis a olho nu, enquanto Netuno e Urano exigirão o uso de telescópios
Governo brasileiro confirma representante para a posse de Nicolás Maduro na Venezuela
ONU disse que presidente venezuelano precisa garantir direito às manifestações pacíficas
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.