De ponta a ponta, Vettel domina o GP da Índia
DE PONTA A PONTA, VETTEL DOMINA O GP DA ÍNDIA
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DE PONTA A PONTA, VETTEL DOMINA O GP DA ÍNDIA
Sebastian Vettel continua a fazer história na temporada 2011 da F1. O alemão da Red Bull se tornou neste domingo o primeiro vencedor do GP da Índia, que debutava no calendário.
Além disso, o atual bicampeão da categoria conquistou no circuito de Buddh seu primeiro grand chelem da carreira, com pole position, vitória, volta mais rápida e o privilégio de ter liderado todas as voltas. Apesar de viver uma temporada de domínio e ter triunfado em outras dez provas ao longo do ano, nunca Vettel tinha sido tão soberano. Com o resultado, ele iguala o número de vitórias de Michael Schumacher em 2002, 11, e ainda pode igualar o recorde de 13 triunfos em um mesmo ano, registrado pelo compatriota heptacampeão em 2004.
Na luta pelo vice-campeonato, Jenson Button conseguiu mais um importante resultado, ao terminar em segundo e avançar a 240 pontos, 13 a mais que Fernando Alonso, que completou o pódio. Mark Webber obteve na Índia a mesma colocação que mantém no campeonato: quarto lugar, que o levou a 221 tentos, 19 a menos que o atual segundo colocado.
Felipe Massa e Lewis Hamilton se enroscaram pela terceira vez no ano, novamente com consequências desastrosas para ambos. Hamilton avariou a asa dianteira e, com a perda de tempo para substituir a peça, não conseguir ir além do sétimo lugar, dando praticamente adeus à tentativa de ser vice-campeão. Lewis tem agora 202 pontos, 38 de déficit com relação ao companheiro Button, com 50 em disputa.
Massa, por sua vez, foi considerado culpado pelo lance, tomou um drive through e ainda teve que fazer outra parada extra para consertar o bico danificado. Mas a vida do brasileiro da Ferrari na prova iria piorar: ele repetiu o mesmo erro do treino classificatório do sábado, ao atacar uma zebra muito por dentro e quebrar a suspensão, lance que forçou seu abandono.
Com uma estratégia diferenciada, Bruno Senna chegou a flertar com a zona de pontos, mas terminou em 12º. Rubens Barrichello se envolveu em um toque com outros três carros na largada e teve seu GP comprometido desde a primeira volta, finalizando em um longínquo 15º lugar.
A próxima etapa do mundial será o GP de Abu Dhabi, que acontece em
A corrida
Vettel e Webber formavam a primeira fila, com Alonso e Button na segunda, além de Hamilton e Massa na terceira.
Fernando largou bem e tentou superar Webber por fora na curva 1, mas acabou espalhando e perdendo o terceiro lugar para Button. Massa também teve uma boa arrancada e superou Hamilton pelo quinto posto. Na reta oposta, Jenson foi para cima de Mark e assumiu o segundo lugar. Outros pilotos que largaram bem foram Michael Schumacher, que pulou de 11º para oitavo, e Bruno Senna, que foi de 14º a décimo.
Mais atrás, Barrichello largou mal e ficou preso atrás da Sauber de Kamui Kobayashi e da Virgin de Timo Glock. Os três bateram, com consequências terminais para as campanhas de Koba e Glock. Rubens conseguiu seguir em frente, mas teve que trocar o bico nos boxes e retornou já uma volta atrás do líder.
Quando o uso da asa móvel foi liberada, a partir da terceira volta, Webber iniciou uma boa disputa pela vice-liderança com Button. Mesmo tendo o artifício o DRS, o australiano não conseguia grande vantagem sobre o inglês em reta e Jenson sustentou a posição. O duelo durou poucas voltas, pois Button logo impôs seu ritmo e passou a abrir com relação ao rival.
Sem ter o ritmo ideal, Senna passou a ser pressionado pelas Toro Rosso e perdeu duas posições em uma só volta, primeiro para Jaime Alguersuari e depois para Sébastien Buemi.
A dupla da Toro Rosso tinha um ritmo realmente bom e, depois de passarem Senna, Alguersuari e Buemi partiram para cima do nono colocado, Adrian Sutil. O tedesco da Force India foi superado pelos dois e, logo depois, abriu a primeira janela de pitstops programados, na volta 15.
Na passagem seguinte, Webber, Alonso e Hamilton procuraram os boxes. O espanhol voltou à pista encaixotado atrás da Mercedes de Schumacher e demorou uma volta e meia para conseguir a ultrapassagem. Com isso, Massa, que parou uma volta depois, quase retornou de seu pit à frente dos dois.
Até então em atuação discreta no sexto lugar, Hamilton decidiu atacar Massa, o quinto, a partir da volta 23. Felipe manteve-se na mesma posição sem grande risco até o giro seguinte. Na entrada da curva 4, Lewis colocou por dentro, Felipe fechou a porta e os dois se tocaram pela terceira vez no ano, repetindo os incidentes de Cingapura e Japão.
Com o toque, Massa rodou, mas pôde voltar à pista ainda em quinto. Hamilton ficou com a asa dianteira danificada e teve que trocá-la nos boxes, retornando na nona colocação.
O brasileiro foi considerado culpado pelo incidente e recebeu um drive through. Logo após cumprir a punição, Felipe começou a sofrer com problemas na asa dianteira, reflexo da batida, e teve que voltar aos boxes para substituir a peça.
Porém, a situação de Massa ainda iria piorar e, na volta 33, ele completou seu calvário indiano, ao repetir o mesmo erro da classificação do sábado: tangenciou a curva demasiadamente por dentro, pegou a saliência da zebra e quebrou outra suspensão, sendo forçado a abandonar. A única diferença é que, dessa vez, a suspensão quebrada foi a dianteira esquerda; no treino, havia sido a dianteira direita.
A segunda janela de troca de pneus começou para os líderes no fim da 37ª volta, com Webber. Duas passagens depois, foi a vez de Alonso parar. A Ferrari trabalhou bem e o bicampeão conseguiu passar o rival da Reb Bull nos boxes, assumindo o terceiro lugar. Webber chegou a esboçar um ataque, mas Fernando se desvencilhou do australiano tão logo seus pneus atingiram a temperatura ideal.
Button e Vettel continuaram na pista por mais várias voltas. Jenson tinha o melhor ritmo com os macios desgastados, forçando Vettel a também permanecer, para evitar uma discrepância de ritmo que pudesse ameaçar sua liderança.
Quando o britânico da McLaren, enfim, parou, o novo bicampeão da F1 foi para os boxes na volta seguinte, mantendo o primeiro lugar com margem de cerca de três segundos.
Relembrando os tempos de Ferrari, Schumacher retardou seu último pitstop e conseguiu uma sequência de voltas voadoras, tomando o quinto lugar de Nico Rosberg após a parada.
Nas últimas voltas, Vettel passou a quebrar o recorde de voltas mais rápidas seguidas vezes, com o intuito de garantir o grand chelem. Webber quase atrapalhou seu intento, a baixar a marca do companheiro a três voltas do fim, mas Vettel deu o troco nas duas últimas passagens e venceu com autoridade. Button, Alonso, Webber, Schumacher, Rosberg e Hamilton vieram a seguir.
Alguersuari conquistou outro excelente resultado para a Toro Rosso, em oitavo. Adrian Sutil salvou o fim de semana da torcida indiana, em nono com a Force India e Sergio Pérez, vindo de 20º, fechou a zona de pontuação.
Resultado Final – GP da Índia:
1º. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault), 60 voltas
2º. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes), a 8s4
3º. Fernando Alonso (ESP/Ferrari), a 24s3
4º. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault), a 25s5
5º. Michael Schumacher (ALE/Mercedes), a 1min05s4
6º. Nico Rosberg (ALE/Mercedes), a 1min06s8
7º. Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes), a 1min20s1
8º. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso-Ferrari), a 1 volta
9º. Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes), a 1 volta
10º. Sergio Pérez (MEX/Sauber-Ferrari), a 1 volta
11º. Vitaly Petrov (RUS/Lotus Renault), a 1 volta
12º. Bruno Senna (BRA/Lotus Renault), a 1 volta
13º. Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes), a 1 volta
14º. Heikki Kovalainen (FIN/Team Lotus-Renault), a 2 voltas
15º. Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth), a 2 voltas
16º. Jérôme D’Ambrosio (BEL/Marussia Virgin-Cosworth), a 3 voltas
17º. Narain Karthikeyan (IND/Hispania-Cosworth), a 3 voltas
18º. Daniel Ricciardo (AUS/Hispania-Cosworth), a 3 voltas
19º. Jarno Trulli (ITA/Team Lotus-Renault), a 5 voltas
Não terminaram:
Felipe Massa (BRA/Ferrari), na volta 33
Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso-Ferrari), na volta 25
Pastor Maldonado (VEN/Williams-Cosworth), na volta 13
Timo Glock (ALE/Marussia Virgin-Cosworth), na volta 3
Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari), na volta 1
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