Curso de gastronomia reforça potencial da culinária pantaneira

Além de dar a chance de nova moradia e perspectiva de vida, o projeto Casa Nova, que integra o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), também proporciona capacitação, com foco na geração de renda. Nesta quinta-feira (21) foi realizada a cerimônia de encerramento da terceira turma do curso de Gastronomia Pantaneira, realizada pela equipe técnica […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Além de dar a chance de nova moradia e perspectiva de vida, o projeto Casa Nova, que integra o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), também proporciona capacitação, com foco na geração de renda. Nesta quinta-feira (21) foi realizada a cerimônia de encerramento da terceira turma do curso de Gastronomia Pantaneira, realizada pela equipe técnica do PAC, em parceria com a Prefeitura Municipal e Instituto Homem Pantaneiro (IHP).

Ao todo são 160 horas de capacitação que ensina as técnicas culinárias com toque pantaneiro. Ao final do curso, os 15 participantes se dividiram em duplas e elaboraram receitas inéditas com ingredientes da região. Foram quatro pratos que impressionaram pela beleza e sabor, são elas: Rondelli de banana da terra com carne seca ao molho branco; Picanha ao molho madeira com arroz à piamontese com pimenta biquinho; Frango recheado com Umbaru (semente do cerrado); Rocambole de Porco à Taquari, com molho agridoce e farofa de banana e abacaxi.

De acordo com a técnica social do projeto Casa Nova, Ana Vitória Simão Pereira, o foco dos cursos é a geração de renda. “Estas pessoas se mudaram ou vão se mudar para uma das casas do projeto do Governo Federal. É importante que elas recebam cursos para se aprimorarem profissionalmente e começarem nova vida”, disse. As 800 moradias estão no bairro Guatós, na parte alta da cidade.

Aprimoramento

O microempresário Itamar Louveira trabalha comercializando marmitas. Escolheu o curso de gastronomia para aumentar a renda familiar e aprimorar as técnicas culinárias. “O profissional precisa se atualizar, senão vai ficar fora do mercado de trabalho. Com certeza esse curso vai ser muito importante para mim, pois o cliente gosta de novidade e agora tenho várias para oferecer”, disse. Helenice Lemos também já atua na área da gastronomia. Apesar de lidar com as panelas e temperos diariamente, a jovem acredita que o curso proporciona um enorme aperfeiçoamento. “Cozinhar não é somente o dia-a-dia, tem que ter técnicas, saber ouvir e aprender”, comentou. Helenice apresentou juntamente com Itamar o prato Rocambole de Porco à Taquari, com molho agridoce e farofa de banana e abacaxi.

O curso foi ministrado pela turismóloga Lídia Leite. “Buscamos incorporar ingredientes nativos do Pantanal com carnes, frango e peixes. Os cursos já estão surtindo resultados com vários alunos inseridos no mercado de trabalho”, disse. As aulas foram realizadas na Vila Moinho, no Instituto Homem Pantaneiro, parceiro das capacitações oferecidas pelo corpo técnico social do PAC. Na última terça-feira (19) foi realizada a formatura das turmas de Customização e Reciclagem de Vestuário e Qualidade no Atendimento. As duas capacitações foram realizadas por meio da parceria entre a Prefeitura de Corumbá e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC).

Conteúdos relacionados

Hanna é dócil e está desaparecida desde o dia 19 de dezembro (Reprodução, Arquivo Pessoal)