Uma das vacas da mostra foi colocada em frente ao Copacabana Palace

Referência para outros estados brasileiros, a Operação Lei Seca virou tema de uma das obras apresentadas na Cow Parade, mostra internacional que utiliza como suporte a escultura de uma vaca. Exposto em frente ao Hotel Copacabana Palace, na Avenida Atlântica, o trabalho, criado pelo artista plástico Guilherme Junior, é uma homenagem à ação de fiscalização e educação que desde 2009 já salvou milhares de vidas.

Atento aos programas e projetos dos governos estaduais e municipais do Rio, Guilherme Junior decidiu rápido o tema de sua vaca leiteira. Para ele, a ideia precisava ser forte e ter cunho social. Pesquisando na internet, o autor, de 30 anos, que também dá aulas de Artes para crianças, percebeu o quanto a Operação Lei Seca havia se integrado ao cotidiano do carioca.

– Buscava alguma coisa peculiar da nossa cidade, escolhi o tema porque comecei a ver que a Operação Lei Seca estava recebendo o apoio da população, servia de modelo para práticas semelhantes em todo o Brasil e, é claro, estava dando certo. É importante contribuir também. Minha intenção foi fazer isto através do meu trabalho. As pessoas precisam se conscientizar de que álcool e direção não combinam – destacou o artista.

Para representar a ação permanente coordenada pela Secretaria de Governo, Guilherme Junior escolheu o fiscal da operação como personagem:

– Fiz a vaca como se fosse um dos membros da equipe da operação. Coloquei o colete azul e branco, e o boné, que alguns dos fiscais usam. E a base dela é como se fosse o asfalto, como se ela estivesse andando pelo asfalto distribuindo os adesivos e folhetos.

Segundo o coordenador da operação, major Marco Andrade, a obra alusiva à ação de fiscalização e educação reflete a força e a aceitabilidade da campanha.

– Ficamos muito felizes com o reconhecimento da Lei Seca. A escolha do tema mostra como a operação se tornou uma marca do Rio. É interessante perceber a aceitabilidade da ação, ela realmente faz parte da vida do carioca. A obra é uma grande homenagem – disse.

Cow Parade

O Rio de Janeiro recebe, pela segunda vez, a Cow Parade. A exposição ficará em funcionamento em vários pontos da cidade até o dia 20 de dezembro. Nesta edição, 100 vacas de variados temas estão espalhadas por bairros como Ilha do Governador, Jardim Botânico, Lagoa, Vila da Penha, Brás de Pina, São Cristóvão, Barra, Tijuca, Leblon, Botafogo, Laranjeiras, Lapa, Copacabana, Ipanema e Centro. As comunidades pacificadas do Complexo do Alemão, Cidade de Deus, Santa Marta, Borel e Jardim Batam (Bangu) também vão receber algumas das obras selecionadas a partir de dezembro. Ao final da mostra, as esculturas serão leiloadas e o valor arrecadado será doado para a ONG Rio Inclui, coordenada pela primeira-dama da cidade do Rio, Cristine Paes.

Modelo para 10 estados brasileiros

Décimo estado brasileiro a enviar representantes para conhecer detalhes da Operação Lei Seca, o Governo do Maranhão pretende adotar ações semelhantes às realizadas no Rio para garantir que mais vidas sejam salvas. Segundo o diretor-geral do Detran-MA, Flávio Trindade Jerônimo, que acompanhou recentemente uma operação realizada na Zona Sul carioca, representantes da Secretaria de Segurança do governo estadual nordestino irão se reunir ainda esta semana para iniciar a elaboração de um programa consistente de fiscalização e educação nos moldes adotados pelo Governo do Rio.

– Não há dúvidas de que a associação de bebida alcoólica com a direção causa diversos males e é um risco intenso à vida humana. Sabemos que a única forma de combater isso é por meio do binômio fiscalização e educação. A Operação Lei Seca tem sido uma grande referência para todo o Brasil. Entendemos que os bons exemplos devem ser seguidos – ressaltou.

Já visitaram o Rio com o intuito de realizar operações semelhantes representantes do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, Alagoas, Espírito Santo, Pernambuco, Goiás, Mato Grosso e Rondônia. De acordo com o coordenador da Operação Lei Seca, major Marco Andrade, estados como o Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Goiás já realizam operações em ruas e avenidas. Segundo ele, ainda na primeira semana de dezembro, Pernambuco também vai intensificar ações de fiscalização e educação.

– O Rio está na vanguarda em relação às questões de álcool e direção, temos uma experiência bem sucedida com resultados significativos e estamos muito felizes em poder servir de referência e exemplo para o país – disse.

As ações da Operação Lei Seca são realizadas diariamente em bairros da Capital e municípios da Região Metropolitana (Niterói, São Gonçalo e Maricá) e da Baixada Fluminense. As blitzes ocorrem nas vias com maior número de acidentes e perto de locais de grande concentração de pessoas, principalmente à noite.