A equipe do Corumbaense foi a campeã geral do Campeonato Estadual de Natação, realizado em Corumbá neste último fim de semana. Com 610 pontos, o clube conquistou o primeiro lugar geral nas categorias infantil, Juvenil, Júnior e Sênior. Com uma soma de 590 pontos, o “Carijó da Avenida” venceu a competição geral nas categorias Mirim e Petiz. O alvinegro pantaneiro também foi o melhor na categoria Master, com 227 pontos.

“Apesar de termos conquistado a vitória geral em todas as categorias, a nossa maior vitória foi ter conseguido trazer para Corumbá uma competição desse porte, reunindo todas as modalidades e trazendo para a cidade mais de 200 atletas para a disputa. Além disso, a população pode conferir os atletas da casa e ver o desenvolvimento da natação na cidade”, disse o professor de natação e um dos técnicos do Corumbaense, Pedro Jorge de Castro, conhecido como “Pedrão”.

As provas ocorreram entre os dias 04 e 06 de novembro. Cerca de 200 atletas, a partir de 09 anos de idade até a categoria Master, de todo o estado de Mato Grosso do Sul, participaram da disputa. Todo o campeonato teve como sede o parque aquático do próprio Corumbaense Futebol Clube.

Rendimento. Essa foi a palavra para todos os atletas de Corumbá que participaram da competição, que pela soma, ultrapassou 80 competidores na delegação. “Todos os atletas do Corumbaense se destacaram na competição. O lar, a presença da família, dos amigos, com certeza ajudaram nos resultados. Aqueles atletas apontados com boas chances de medalha, como o Pedro Henrique de Castro, 15 anos; Marcelo Ribeiro, 16 anos, Ana Luiza Barreto, 13 anos; Amme dos Santos, 11 anos, e Matheus Felipe Cruz, 10 anos, confirmaram as expectativas. O Pedro, a Ana Luiza e o Marcelo, em todas as provas que disputaram, conquistaram a primeira colocação”, destacou o treinador.

Em nível estadual, esta é a última competição dos atletas da casa, porém, as férias deverão vir somente após dezembro para os nadadores Pedro Henrique de Castro e Marcelo Ribeiro. Pedro irá disputar em novembro o Campeonato Brasileiro, em Vitória, e em dezembro, na companhia de Marcelo, disputa de 04 a 08 de dezembro, as Olimpíadas Escolares, em Curitiba.

“Competir em casa é muito bom. Consegui inclusive baixar um índice em dois segundos, o que é um resultado excelente. Conquistei seis medalhas de ouro, ou seja, todas as provas que competi, tanto individual como por equipe, me trouxeram a primeira colocação. Essa etapa estadual serve como um preparativo para o Brasileiro, que é o meu foco a partir de hoje. Os treinos na próxima semana serão intensificados para que eu consiga acertar os últimos detalhes para a competição nacional”, apontou o atleta Pedro Henrique de Castro.

Os atletas de outras cidades do Estado destacam que apesar de estarem fora de casa e saberem do nível técnico dos atletas corumbaenses, lutaram de igual para igual e com toda garra e vontade. “Sabemos que o Corumbaense é uma equipe forte na natação, porém, conseguimos conquistar algumas medalhas. Meu objetivo, que era os 200 livre, consegui o segundo lugar. É um bom resultado sim, creio que todas as equipes que vieram de fora conseguiram medalhas e os atletas conseguiram se desempenhar da melhor forma possível, “, disse a atleta de São Gabriel do Oeste, Patrícia Rojas, 16 anos.

Torcida

Além da garra e determinação, os atletas contaram com o apoio da torcida. Quem era da cidade, contou com o apoio de pais e amigos. Já quem veio de fora, pode contar com o apoio da própria equipe técnica ou de alguns pais, que acompanharam a equipe.

“Minha filha tem 16 anos e ela nada desde os 10 anos de idade. Acompanho minha filha sempre que posso nas competições, pois é muito bom o pai ver o filho lutando por um objetivo. Noto que quando a acompanho nas disputas, ela tem uma prova tranquila, se sente mais segura. Porém, como há muitos pais que não podem viajar, acabamos sendo pais de todas as crianças da equipe, é uma forma de confortá-las e dar muito incentivo”, apontou Rosana Martinez, 46 anos, que veio de Campo Grande.

Destaque

“A cidade se orgulha em ver o quanto a natação é um esporte forte de nosso município. Poder acolher uma competição de todas as modalidades da natação, mostra o potencial de Corumbá, tanto de seus atletas quanto do município em abrigar a competição e o nível dos treinadores. Parabenizamos a todos que se esforçaram por este evento. Para que outros esportes abriguem etapas estaduais de disputa, falta apenas parceria entre as federações e o município, mas, desde já adiantamos, que é de nosso desejo acolher etapas estaduais em outros esportes, é uma forma de difundir o esporte na sociedade”, apontou o presidente da Fundação de Esportes de Corumbá (Funec), Heliney Miranda Júnior.

“Este campeonato estadual realizado em Corumbá vem coroar o bom desenvolvimento que os atletas de Mato Grosso do Sul vem apresentando nas competições em nível estadual e nacional. Podemos destacar também o aumento do número de atletas, o que possibilita ao Mato Grosso do Sul colher bons frutos, de qualidade no esporte. A cada dia os atletas do estado têm melhorado seus índices, pois a perspectiva de participação num Pan-americano mexe com a produtividade dos atletas e faz com que a cada dia busquem uma melhora do desempenho”, ressaltou o presidente da Federação dos Desportos Aquáticos de Mato Grosso do Sul, Jéferson dos Santos Borges.