Durante a abertura da 1ª Conferência Municipal Sobre Transparência e Controle Social, na noite de sexta-feira (4), o juiz Roberto Ferreira Filho, que representou a Associação dos Magistrados de Mato Grosso do Sul (Amamsul), anunciou a instalação de uma Vara da Infância e Juventude na Comarca de Corumbá e Ladário.

“Foi uma menção do desembargador Joenildo de Sousa Chaves, coordenador estadual da Infância e Juventude no Tribunal de Justiça e que será o presidente do TJMS a partir de 2013. Conversei com ele há algumas semanas e ele disse que Corumbá e Três Lagoas receberão essas duas varas. Talvez não em 2012, mas com 99% de chance de ser 2013”, afirmou ao Diário o magistrado.

“Se será só da Infância e Juventude ainda não sabemos. Mas, na pior das hipóteses ela terá mais alguma área de atuação. Ele me autorizou a dar esta notícia, uma vez que participo com ele da coordenação da infância, ele é presidente da Associação Brasileira dos Juízes da Infância e Juventude, ou seja, é alguém que conhece bem esta demanda e tem esta sensibilidade”, continuou Ferreira Filho. Segundo o juiz, que atuou por 9 anos na região de Corumbá, uma vara especifica da Infância e Juventude daria mais celeridade ao julgamento das causas e o atendimento às crianças e adolescentes fica mais dinâmico e de melhor qualidade. “Você especializa as pessoas que trabalham com o assunto. Não é mais concebível que comunidades como Corumbá e Três Lagoas, tenham a Infância em outras Varas, que acabam suplantando esta prioridade absoluta determinada pela Constituição e  ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente)”, completou.

“Esta é uma conquista muito grande e um sonho coletivo. Nos 9 anos que estive aqui tive muitos parceiros neste desejo. O Tribunal vai atender um reclame que não é do juiz, do promotor ou do defensor, da área, mas de toda a coletividade”, encerrou Roberto Ferreira Filho.