Corumbá: Integrantes do Projeto Rondon são recepcionados em solenidade no Paço Municipal

Integrantes da Operação Arara Azul do Projeto Rondon participaram na manhã desta terça-feira (19) de uma cerimônia de abertura dos trabalhos em Corumbá. A solenidade foi realizada no auditório da Prefeitura com a participação dos rondonistas da Universidade Federal de Santa Maria (RS) e Anhanguera de Brasilia (DF), que vão atuar na aplicação de ações […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Integrantes da Operação Arara Azul do Projeto Rondon participaram na manhã desta terça-feira (19) de uma cerimônia de abertura dos trabalhos em Corumbá. A solenidade foi realizada no auditório da Prefeitura com a participação dos rondonistas da Universidade Federal de Santa Maria (RS) e Anhanguera de Brasilia (DF), que vão atuar na aplicação de ações de cidadania na cidade, além de membros da Administração Municipal. O prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) foi representado pelo secretário municipal de Gestão Governamental, Cássio Augusto da Costa Marques.

“Espero que os rondonistas consigam integrar as ações que já são desenvolvidas no Município. Que possam fazer parte e acrescentar e muito para a população de Corumbá. A Prefeitura é parceira do evento e entende a grande importância que o Projeto Rondon tem na formação destes acadêmicos, que têm a oportunidade de conhecer mais da realidade do Brasil”, disse Cássio durante a solenidade. A Prefeitura está viabilizando todo o suporte necessário para a realização das oficinas e capacitações que a comitiva vai aplicar em Corumbá.

Os rondonistas assistiram a um vídeo com informações sobre Corumbá; Pantanal e região. Todos ganharam uma cópia do DVD para guardarem uma lembrança da operação Arara Azul e de tudo o que conheceram na região. Entre os dias 19 e 29 de julho, a população de Corumbá e região poderá participar de oficinas, palestras e capacitações ministradas pela comitiva de jovens estudantes e professores universitários. O grupo percorreu na segunda-feira (18) diversas instituições mantidas pela Prefeitura de Corumbá, como o programa Habilitar e a Secretaria Municipal de Saúde. Mais informações sobre as atividades da ação de cidadania, podem ser adquiridas no telefone 3231-5757.

A comitiva é formada por 60 pessoas que irão se dividir entre quatro equipes e atuarão no perímetro urbano e também nas regiões de Porto Índio e Forte Coimbra com o apoio das Forças Armadas. Parte do grupo está hospedado nas instalações do 17º Batalhão de Fronteira, sendo que a Prefeitura de Corumbá viabilizou alojamento e alimentação para 30 integrantes da operação.

O Projeto Rondon foi reeditado em 2005 pelo Governo Federal e é coordenado pelo Ministério da Defesa, que conta com a participação da Secretaria-Geral da Presidência da República e dos Ministério do Desenvolvimento Agrário, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, da Educação, do Esporte, da Integração Nacional, do Meio Ambiente e da Saúde. O Projeto viabiliza o trabalho voluntário de professores e estudantes universitários no município, contribuindo para o seu desenvolvimento e permitem que os grupos conheçam de perto a realidade brasileira e sentir os anseios da população

Conteúdos relacionados

Hanna é dócil e está desaparecida desde o dia 19 de dezembro (Reprodução, Arquivo Pessoal)