O 6º Distrito Naval de Ladário, em parceria com as Prefeituras de Corumbá e Ladário, deu início nesta segunda-feira, 04 de abril ao segundo Seminário de Gestão Ambiental do Pantanal. O evento, que termina hoje, dia 05, conta com palestras e debates sobre as potencialidades econômicas da água, levando em consideração as questões de sustentabilidade. O seminário tem o objetivo de promover a conscientização de preservação ambiental do Pantanal, colocando em pauta questões como investimentos, legislações, navegabilidade e manutenção das reservas hídricas da região.

Comandante do 6º Distrito Naval, o contra-almirante Domingo Savio Almeida Nogueira destacou a importância do Seminário. “A discussão da preservação ambiental e sustentabilidade vem crescendo significativamente nos últimos anos e a Marinha do Brasil vem acompanhando com especial interesse esse processo. A Marinha tocou a iniciativa de promover a implantação de sistemas de gestão ambiental nas suas organizações militares internas para que apresentem potencial de poluição ambiental, de modo a prevenir a ocorrência de impactos ambientais negativos decorrentes de suas atividades. A política adotada no 6º Distrito busca o aprimoramento contínuo no seu desempenho ambiental com vistas ao cumprimento da legislação vigente, investindo prioritariamente na preservação. Este seminário traz a possibilidade de promover a troca de experiências que proporcionará aumento quantitativo e qualitativo de lidar com as questões de prevenção e preservação do meio ambiente”, explicou.

Os prefeitos de Corumbá e Ladário ressaltaram os reflexos da discussão de impactos ambientais e a preservação do Pantanal. “É de extrema importância quando a Marinha realiza eventos que servem como exemplo de preservação e conscientização do Pantanal, pois vemos sempre o nosso ecossistema sendo cantado em verso e prosa como santuário ecológico da humanidade, porém, vemos muito pouco sendo feito pelo homem pantaneiro. Este seminário nos coloca a refletir o quanto as potências e as riquezas do Bioma Pantaneiro necessitam de segurança, pois explorar é cuidar em benefício do próximo. Sabemos que é possível ter desenvolvimento com qualidade de vida da população pantaneira”, disse Ruiter Cunha de Oliveira.

José Antonio Assad e Faria, prefeito de Ladário, reiterou a importância da reflexão sobre o futuro da região do Pantanal. “Discutindo a gestão ambiental e como manter a riqueza e as potências do Bioma Pantaneiro, é que podemos ter a segurança de que o meio ambiente em que vivemos será preservado pelas gerações. Nossa preocupação é que possa ser preservado por muitos anos”, afirmou.

Programação

O Seminário conta com palestras de pesquisadores, empresários e profissionais que lidam com os recursos hídricos pantaneiros. Os palestrantes trataram de investimentos, legislações, navegabilidade e manutenção das reservas hídricas da região.

Para esta terça-feira, 05 de abril, estão programadas as seguintes palestras: “Saneamento Básico e meio ambiente – Investimentos da Sanesul para a prevenção dos corpos hídricos e saúde da população”, proferida por José Carlos Barbosa, diretor-presidente da Sanesul; “A autoridade marítima e os acidentes e fatos da navegação que possam provocar danos ambientais”, feita pelo capitão-de-mar-e -guerra Fernando Sérgio Nogueira de Araújo e “Legislação ambiental”, com o consultor e perito judicial da empresa Alpina Briggs, Levindo Farias Rocha.