Coprodução brasileira é indicada ao Oscar de melhor documentário
O longa “Lixo Extraordinário”, uma coprodução entre Brasil e Reino Unido que mostra a história de catadores de um lixão no Rio de Janeiro, foi indicado nesta terça-feira ao Oscar de melhor documentário. Filmado ao longo de três anos, o longa acompanha um projeto social do consagrado artista plástico brasileiro Vik Muniz com catadores do […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O longa “Lixo Extraordinário”, uma coprodução entre Brasil e Reino Unido que mostra a história de catadores de um lixão no Rio de Janeiro, foi indicado nesta terça-feira ao Oscar de melhor documentário.
Filmado ao longo de três anos, o longa acompanha um projeto social do consagrado artista plástico brasileiro Vik Muniz com catadores do lixão de Gramacho, em Duque de Caxias (RJ) –considerado o maior da América Latina e cenário de outro documentário premiado, “Estamira”, de Marcos Prado, de 2004. A direção é da inglesa Lucy Walker e dos brasileiros João Jardim e Karen Harley.
O filme revela as montanhas de lixo e o ambiente em que famílias inteiras dividem a cena com urubus na busca por objetos destinados à reciclagem, gerando renda para aproximadamente 3 mil catadores.
A obra já conquistou prêmios de público nos festivais de Sundance e Berlim em 2010, entre outros.
Na categoria documentário, também disputam “Exit through the Gift Shop”, do artista plástico Banksy e Jaimie D’Cruz; “Gasland”, de Josh Fox e Trish Adlesic; “Inside Job”, de Charles Ferguson e Audrey Marrs; e “Restrepo”, de Tim Hetherington e Sebastian Junger.
A entrega do Oscar será no dia 27 de fevereiro, em cerimônia em Hollywood.
Notícias mais lidas agora
- Empresário morre ao ser atingido por máquina em obra de indústria em MS
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
Últimas Notícias
Deputado quer estudo para manutenção de placas indicativas da MS-156
Indicação foi lida na Alems, pelo deputado Lídio Lopes (Patriota)
Dois petroleiros russos derramam óleo no Estreito de Kerch após tempestade
Autoridades disseram que um membro da tripulação morreu
Homem é enganado, cai em golpe e acaba perdendo R$ 1 mil no Jardim Campo Nobre
Autor disse que a chave PIX era “muito difícil de digitar” e fez uma transferência muito acima do valor combinado com a vítima
Queda de Assad na Síria cortou linha de suprimentos essencial do Irã, diz Hezbollah
O Hezbollah perdeu sua rota de suprimento mais importante do Irã através da Síria, disse o chefe da milícia libanesa, Naim Qassem. Esta é a primeira vez que o grupo militante reconheceu publicamente como a queda do regime de Bashar al-Assad na Síria prejudicou a capacidade do grupo de se rearmar, após uma dura campanha…
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.