Pular para o conteúdo
Geral

Contratação de pessoal em hospitais universitários provoca polêmica no Senado

A contratação de pessoal pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares provocou discussões durante a aprovação do Projeto de Lei da Câmara 79/2011, nesta quarta-feira (23). A matéria prevê que o pessoal permanente da empresa será regido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), mediante aprovação em concurso público. Para fins de sua implantação, porém, a […]
Arquivo -

A contratação de pessoal pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares provocou discussões durante a aprovação do Projeto de Lei da Câmara 79/2011, nesta quarta-feira (23). A matéria prevê que o pessoal permanente da empresa será regido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), mediante aprovação em concurso público. Para fins de sua implantação, porém, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares está autorizada a contratar, por tempo determinado, pessoal técnico e administrativo mediante processo seletivo simplificado. Os contratos temporários poderão ser prorrogados uma única vez, desde que a soma dos dois períodos não ultrapasse cinco anos.

Para os senadores de oposição, a intenção do governo de resolver o problema das terceirizações nos hospitais universitários por meio da criação da empresa não terá sucesso. Isso porque o projeto continua prevendo a possibilidade de contratações temporárias – origem das irregularidades nas instituições apontadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Para senadores tucanos, as contratações temporárias apenas estimularão “o favorecimento político”.

– Ao invés de regularizar para valer [as contratações], abrindo concursos, respeitando a autonomia universitária, o governo resolveu criar um enorme trambolho burocrático. A emenda saiu pior que o soneto – criticou o senador Aloysio Nunes (PSDB-SP).

Líder do PT no Senado e relator da matéria, o senador Humberto Costa (PE) saiu em defesa da proposta. Segundo ele, a criação da empresa não é uma ação isolada, mas faz parte do Programa de Reestruturação da Rede de Hospitais Universitários, uma série de iniciativas estruturadoras no ensino universitário de saúde, com a recuperação do financiamento do sistema, ações de aperfeiçoamento da gestão e recuperação física e tecnológica desses hospitais.

– Não é verdade que está se propondo a implantação do compadrio nem a contratação sem concurso público. A Constituição determina que empresas públicas só podem contratar com concursos. Por acaso a Petrobras é uma empresa de compadrio? As empresas públicas têm de se submeter às legislações, inclusive para licitações – declarou.

O senador ainda fez uma provocação aos senadores do PSDB, ao lembrar que em , estado governado por um tucano, mantém contratos na saúde com organizações sociais – que não exigiriam concursos públicos e licitações em suas administrações.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Flávio Bolsonaro pede a Trump suspensão das tarifas, mas apaga post em seguida

Entrevista com Urandir Fernandes de Oliveira: “Dakila Pesquisas trabalha em benefício de toda a humanidade”

trump bolsonaro

Trump crê que Bolsonaro ‘está sob ataque de um sistema judicial armado’, diz Casa Branca

Campo-grandense, morre o ícone da publicidade Roberto Duailibi

Notícias mais lidas agora

Campo-grandense, morre o ícone da publicidade Roberto Duailibi

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de Reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

Justiça anula inquérito contra empresários de Dourados e manda devolver bens

Últimas Notícias

Esportes

Jogo da vida: Operário precisa vencer Monte Azul se quiser sonhar com classificação na Série D

Equipes se enfrentam neste sábado (19), às 14h

Famosos

Filha de Sandra Annenberg assume namoro com atriz americana

Filha de Sandra Annenberg, Elisa Annenberg pegou os fãs de surpresa ao assumir o relacionamento com Karlie Jo Dickinson; confira

Esportes

Brasil bate Turquia, vai à 10ª vitória e permanece líder na Liga das Nações masculina de vôlei

Darlan Souza foi o maior pontuador do Brasil, com 28 pontos na partida

Polícia

VÍDEO: Motociclista cai ao passar em quebra-molas e é socorrido em estado grave

Estudante de 26 anos sofreu acidente na Avenida João Júlio Dittimar, Vila Silva Regina