Considerada a Pérola do Pantanal Ladário completa hoje 233 anos

Especialistas apontam Ladário como um dos municípios de maior potencial para o desenvolvimento do turismo religioso, histórico e ecológico de Mato Grosso do Sul. Possui características únicas no País por ser uma cidade inteiramente cercada pelo Pantanal, o que lhe confere paisagens exuberantes, no meio da natureza, contemplada pelo clima tropical e muito sol e […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Especialistas apontam Ladário como um dos municípios de maior potencial para o desenvolvimento do turismo religioso, histórico e ecológico de Mato Grosso do Sul. Possui características únicas no País por ser uma cidade inteiramente cercada pelo Pantanal, o que lhe confere paisagens exuberantes, no meio da natureza, contemplada pelo clima tropical e muito sol e calor até mesmo nos meses de inverno. Por isso Ladário é conhecida como a cidade do sol, do céu azul, da natureza e do povo hospitaleiro e acolhedor, o que lhe confere o lema “Coração do Pantanal, Terra de Todos”.

Fundada em 1778 como colônia agrícola pelo sertanista João Leme do Prado, a cidade completa 233 anos em 02 de setembro. O objetivo de Leme do Prado era Albuquerque (Corumbá), seis quilômetros acima, mas foi persuadido a instalar uma base de apoio em um lugar “onde o bacurizal lhe assegurava bastante palha para a queima das roças”, conforme descreve o historiador, general Raul Silveira de Mello no livro “Corumbá, Albuquerque e Ladário”.

O ladarense, portanto, sempre tem muita história para contar e faz do aniversário do município um grande evento que costuma durar duas semanas e que acaba se unindo à Marinha aos festejos da Semana da Pátria. São dias em que Ladário faz questão de mostrar aos visitantes todas as suas potencialidades, por meio de um grande desfile, exposições e eventos culturais.

Ladário dispõe de uma beleza natural muito rica para ser explorada, além é claro da relevância na sua história, cultura e costumes. O turismo de eventos para o município é uma grande opção de oportunidade de geração de emprego direto e indireto.

A Codrasa, área de 5 mil hectares às margens do rio Paraguai, ainda inexplorada, representa um vasto campo de oportunidades para o turismo ecológico, de pesca e de contemplação no futuro, tornando-se hoje a grande aposta da administração.

A Festa da Padroeira, que une os devotos católicos em torno do Santuário de Nossa Senhora dos Remédios; o Carnaval, berço da tradição em Mato Grosso do Sul; a Festa de São João, realizada com todos os requintes durante três dias na Praça do Santuário e com banho de São João no rio Paraguai; a Troca de Guarda da Fortaleza Naval do Ladário, promovida mensalmente pela Marinha, são outras das atrações que o município reserva ao ladarense e ao visitante.

Novos Tempos

O município vive hoje uma nova realidade, ditada por um modelo de administração inovador, desenvolvimentista e ao mesmo tempo sustentável, com a participação direta da população. Nunca se investiu tanto em saúde, educação, infraestrutura, cultura e lazer como nos últimos dois anos e meio, que coincidem com a gestão petista do prefeito José Antonio Assad e Faria. Para se ter uma ideia, todas as escolas municipais hoje possuem salas de informática como base de pesquisa para alunos e professores.

Mais de 1.500 pessoas na cidade fizeram cursos de informática básica e avançada oferecidos pelo projeto Inclusão Digital, da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o MEC. As reformas e as novas instalações da Central de Saúde e do Posto de Saúde Romeu Albaneze, e a inauguração do Posto de Saúde do Seac incrementaram o atendimento médico à população, juntamente com a chegada de aparelho de ultrassonografia. Ruas foram asfaltadas no bairro Seac e recapeadas no Centro. Novas vias foram e continuam sendo abertas nos bairros.

Mais de 1 mil pontos de iluminação foram instalados na rede pública de energia – a cidade hoje está mais iluminada e mais bonita, e com isso a população ganhou mais segurança para ir e vir. Os centros comunitários foram reformados e agora servem de base para ações sociais envolvendo os moradores, valorizando e elevando a qualidade de vida nos bairros.

Conteúdos relacionados