O Congresso abre hoje os trabalhos legislativos da 54ª legislatura em sessão solene marcada para as 16 horas, no plenário Ulysses Guimarães. A presidente Dilma Rousseff participará da solenidade. Ela entregará a mensagem do Executivo para o início dos trabalhos do Senado e da Câmara. Está prevista também a participação de um representante do Poder Judiciário.

A chegada do presidente do Congresso Nacional, senador José Sarney, está prevista para as 15h30. Ele será escoltado por batedores do Batalhão de Polícia do Exército. Após a chegada, a banda do Batalhão da Guarda Presidencial executará o hino nacional. Simultaneamente, serão hasteadas as bandeiras nacionais nos mastros das duas Casas Legislativas. Também ocorrerá uma salva de 21 tiros de canhão.

Terminadas as honras militares, o presidente do Congresso será recepcionado na rampa de acesso ao Congresso Nacional pelo presidente da Câmara e pelos líderes dos partidos nas duas Casas.

Durante a sessão de instalação, a Mesa será composta pelos presidentes do Congresso, José Sarney; da Câmara, Marco Maia, pela presidente Dilma Rousseff e pelo representante do Judiciário. A leitura da mensagem presidencial será feita pelo primeiro-secretário da Mesa do Congresso.