Pular para o conteúdo
Geral

Comércio varejista nacional pode se beneficiar com efeitos da crise em outros países, avalia técnico do IBGE

O resultado das vendas no comércio varejista, divulgado hoje (11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), indica que as medidas de restrição ao crédito adotadas pelo governo para conter o consumo, embora tenham impactado alguns setores mais sensíveis ao crédito, não foram suficientes para levar o setor a registrar taxas negativas. A avaliação […]
Arquivo -

O resultado das vendas no comércio varejista, divulgado hoje (11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), indica que as medidas de restrição ao crédito adotadas pelo governo para conter o consumo, embora tenham impactado alguns setores mais sensíveis ao crédito, não foram suficientes para levar o setor a registrar taxas negativas. A avaliação é do gerente da Coordenação de Serviços e Comércio do IBGE, Reinaldo Pereira.

Segundo ele, embora a alta de 7,3%, no primeiro semestre do ano, tenha sido menor do que a verificada no mesmo período de 2010, que ficou em 11,5%, o resultado veio acima do esperado, sustentado pelo aumento na renda do trabalhador e pela manutenção do emprego. Na passagem de maio para junho, o volume de vendas cresceu 0,2%.

“Isso dá confiança ao consumidor para ir às compras. Mesmo com as medidas macroprudenciais, que atingiram setores específicos, mais sensíveis ao crédito, como pode ser o caso de móveis, eletrodomésticos e veículos, isso não foi suficiente para causar queda no comércio como um todo. Os números do comércio foram bons”, avaliou.

Pereira ressaltou, no entanto, que os resultados entre dois meses consecutivos podem variar, sem que isso signifique, necessariamente, uma tendência definida. O gerente de Serviços e Comércio do IBGE enfatizou ainda que a redução nos preços dos eletrodomésticos (de 5,8% em um ano) e de microcomputadores (6,1%), beneficiados pela desvalorização do dólar, e de aparelhos telefônicos (6,1%) contribuíram para a alta de 7,1% nas vendas varejistas, em junho, em relação ao mesmo mês de 2010.

Ele estima que a crise econômica internacional pode criar um ambiente de incentivo à ampliação do comércio varejista nacional. Para reduzir as consequências de um desaquecimento da demanda global na economia do país, o governo pode adotar medidas de estímulo ao consumo interno, na opinião de Pereira.

“A crise não deve ser tão forte como a de 2008. Mesmo assim, o que se diz é que os Estados Unidos vão entrar numa recessão e a Europa não vai ter o crescimento esperado, reduzindo a demanda, principalmente por commodities brasileiras nesses países. O Brasil, para não sofrer graves consequências, tem que se voltar para o seu mercado interno, para manter seu crescimento. E o governo pode reduzir juros e adotar outras medidas”, concluiu.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
gracyanne pablo marçal

Gracyanne nega depressão e diz que culto de Pablo Marçal a transformou: ‘proximidade com Deus’

VÍDEO flagra momento em que adolescente é assassinato por membros do PCC em Dourados

Campo Grande abre processo eleitoral para Conselho Municipal das Feiras Livres

Correios leiloam prédio em Água Clara por lance de R$ 241 mil

Notícias mais lidas agora

Claudinho Serra escalou ex-chefe de licitação de Reinaldo para corrupção: ‘já é do time’

Executado no Jardim Aeroporto tinha mais de 20 passagens pela polícia em Campo Grande

Malebolge: investigado acusa Gaeco de ‘pesca probatória’ e apreensão indevida de documentos

cpi do consórcio guaicurus

Reunião nesta segunda define os rumos da CPI do Consórcio Guaicurus

Últimas Notícias

Cotidiano

Em MS, 100 mil contribuintes recebem restituição do IR dia 30

Contemplados no segundo lote de restituição recebem os valores no dia 30 de junho

Política

Reabilitação para mulheres que passaram por mastectomia e Dia do Terceiro Setor voltam para discussão na Câmara

Projeto que pretende criar formar mais líderes políticos em Campo Grande também será votado

Brasil

Receitas de canetas emagrecedoras serão retidas a partir desta segunda

Medida visa proteger a saúde da população brasileira

Brasil

Polícia prende suspeito de ser o maior ladrão de bancos do Rio de Janeiro

Caio Coreto é apontado como líder de quadrilha envolvida em roubos a bancos no estado