Fundado no dia 15 de março de 1943 pelo esportista Etheócles Ferreira, o EC Comercial completa 68 anos de história. O Clube, que permaneceu no amadorismo durante 29 anos, teve seu registro profissional em 1972, quando disputou um torneio seletivo que definiria o representante do estado no Campeonato Brasileiro de 1973. Foi campeão, sendo, então, o primeiro time a disputar um Campeonato Brasileiro pelo Estado (à época, Mato Grosso, já que a divisão se deu em 1979).        

Especialmente na década de 80, o EC Comercial se destacou na conquista de vários títulos, sendo sete vezes campeão estadual sul-mato-grossense nos anos de 1982, 1985, 1987, 1993, 1994, 2000 e 2001. Segundo maior vencedor da história do futebol do Estado, o Clube conquistou também o 4º lugar do Campeonato Brasileiro Série B, em 1981; o 3º lugar da última edição da Copa Centro-Oeste; e o 6º lugar da Copa do Brasil, em 1994. Em 2010, o Colorado sagrou-se, mais uma vez, campeão estadual, superando um longo período de dificuldades.

No mês em que completa 68 anos, o EC Comercial programou uma série de atividades comemorativas. Na sede administrativa, junto à sala de troféus, está sendo montada uma espécie de memorial para visitação, uma galeria com todos os presidentes que passaram pela história do Clube. Nomes como Jamil Naglis, Nelson Trad, Eloy Pereira, Mario Duailib, entre tantos outros, terão suas fotografias expostas, com os respectivos anos de sua gestão, para que fique registrada, assim, sua essencial colaboração com a história colorada.

Outra atividade será promover o EC Comercial nas escolas da rede pública com o projeto “Criança Comercialina na Escola”. A ideia é aproximar as crianças e adolescentes do Clube, mostrando a importância da história do EC Comercial no cenário futebolístico do estado. O evento começa com uma visita à sede administrativa, onde se encontra a Sala de Troféus e a futura Galeria dos Presidentes, e termina no Centro de Treinamento do Colorado, onde haverá atividades recreativas junto aos atletas, lanche, e um concurso cultural onde os desenhos mais criativos do Saci da Vila – mascote do Clube -, feitos pelas crianças, serão divulgados no site do Comercial e concorrerão, através de votação, a uma camisa e bola autografadas. O final da visita será selado com um bela foto dos visitantes juntamente com o time e comissão técnica.

Está sendo preparada, ainda, uma homenagem aos torcedores comercialinos, cujo apoio incondicional ao longo dos anos é considerado pelo Clube como seu maior patrimônio.