O CRO-MS (Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso do Sul) realiza a partir desta segunda-feira (7), diversas atividades programadas para a Semana Estadual de Prevenção ao Câncer Bucal. As ações também acontecem no interior.
 
“Previna o Câncer de Boca. Consulte o seu Dentista”. Essas frases vão se tornar comum na rotina da população nesta semana. Vários outdoors espalhados pela cidade irão alertar a população sobre a doença.
 
Nas ruas centrais e em bairros de Campo Grande e também do interior, funcionários do Conselho orientarão a população com distribuição de folders sobre como fazer o auto-exame e a importância de se prevenir. O objetivo da campanha é evitar que sejam feitas novas vítimas. “Com o tratamento é possível se curar sem que a pessoa fique com seqüelas. Então, queremos chamar a atenção da população para que façam a prevenção”, explica o presidente do Conselho, Francisco Grilo.
 
A solenidade de abertura da Semana será realizada hoje, às 13h, na Câmara Municipal de Campo Grande. Na ocasião, uma especialista no assunto, a estomatologista Ellen Greves, irá palestrar sobre “O diagnóstico precoce para Câncer Bucal”.
 
Durante a palestra, a Cirurgiã-Dentista apontará alguns sintomas do câncer de boca e quais procedimentos os profissionais devem adotar ao diagnosticar a patologia. De acordo com a especialista, o câncer de boca é o sexto na lista com maior incidência e que se não for tratado pode levar a morte. “O Câncer de boca pode levar a morte. Mas, se diagnosticado e tratado precocemente as chances de sobrevida são grande. Por isso, é importante conscientizar a população”, afirma Ellen Graves.
 
 
Semana
Conforme a publicação do Diário Oficial do Estado do dia 9 de junho desse ano, a semana será realizada anualmente em toda segunda semana do mês de novembro. Segundo a Lei, durante a semana serão realizados encontros, debates, campanhas educativas e outras atividades que visem a orientar e prevenir o câncer bucal na população sul-mato-grossense.
 
 
Câncer de boca
De acordo com as informações do INCA (Instituto Nacional do Câncer), somente no ano passado 14.120 casos foram diagnosticados, sendo 10.330 homens e 3.790 mulheres.
Em 2008, segundo o INCA, 4.898 homens e 1.316 mulheres morreram de câncer bucal.
 
Fatores de Risco: Os fatores que podem levar ao câncer de boca são idade superior a 40 anos, vício de fumar cachimbos e cigarros, consumo de álcool, má higiene bucal e uso de próteses dentárias mal-ajustadas.
 
Sintomas: O principal sintoma deste tipo de câncer é o aparecimento de feridas na boca que não cicatrizam em uma semana. Outros sintomas são ulcerações superficiais, com menos de 2 cm de diâmetro, indolores (podendo sangrar ou não) e manchas esbranquiçadas ou avermelhadas nos lábios ou na mucosa bucal. Dificuldade para falar, mastigar e engolir, além de emagrecimento acentuado, dor e presença de linfadenomegalia cervical (caroço no pescoço) são sinais de câncer de boca em estágio avançado.