Foi uma pequena caixinha de surpresas. O técnico Rubén Magnano convocou nesta sexta-feira 20 jogadores para o grupo de onde vai tirar os 12 que jogarão o Pré-Olímpico masculino de Mar Del Plata, no fim de agosto. E o treinador argentino se mostrou disposto a esperar. Primeiro, esperar por Anderson Varejão, que entrou na lista mesmo afastado das quadras desde o início do ano, quando passou por uma cirurgia no tornozelo direito. Além disso, Magnano surpreendeu ao convocar o americano Larry Taylor, do Bauru, e espera que ele consiga a tempo a dupla nacionalidade. Entre as ausências, a mais notada foi a de Olivinha, ala-pivô do Pinheiros, um dos destaques do último NBB.

– Nossa ideia é avaliar o desempenho de todos os jogadores até lá. Apenas próximo da data é que teremos uma posição definitiva. Vamos trabalhar muito para conquistar nosso objetivo, que é participar dos Jogos Olímpicos em Londres, no próximo ano – disse Magnano no site da CBB, que chegou a publicar uma lista com apenas 19 nomes e, meia hora depois, incluiu o pivô Paulão Prestes.

No dia 4 de julho, os atletas vão se apresentar à comissão técnica, em São Paulo, para dar início à preparação. Os treinos serão no clube A Hebraica.

Em fevereiro, Varejão passou por uma cirurgia para reparar o rompimento do tendão do tornozelo direito. Desde então, o ala-pivô do Cleveland Cavaliers se recupera da lesão afastado das quadras e, por isso, era dúvida na lista de Magnano. Larry também foi outra surpresa, uma vez que ainda não teve sua dupla nacionalidade confirmada.

Também convocados por Magnano, Arthur e Nezinho devem pedir dispensa dos Jogos Mundiais Militares. Os dois jogadores integram a equipe militar brasileira, mas a data da competição (de 16 a 24 de julho) bate com os treinamentos da seleção olímpica.

– Estou feliz demais. Estava acompanhando pela internet, e quando saiu a lista, vi o meu nome. Creio que seja um momento importante, pois ser chamado para a seleção brasileira é o reconhecimento do trabalho de toda a temporada. Agora é trabalhar forte para buscar um espaço entre os 12 que vão para Mar del Plata – comemorou o ala Arthur, campeão do NBB pelo Brasília.

Antes do Pré-Olímpico, o Brasil ainda participa de torneio na Venezuela, de 5 a 7 de agosto, e da Copa Jenaro “Tuto” Marchand, em do Foz do Iguaçu, de 24 a 26 de agosto. A Tuto Marchand, contará com a participação das seleções adultas masculinas do Brasil, Canadá, Porto Rico e República Dominicana.

No Pré-Olímpico, as dez seleções foram divididas em dois grupos de cinco. O Brasil está no “A” e estreia contra a Venezuela. Depois, a seleção enfrenta Canadá, República Dominicana e Cuba. Na chave “B” estão Porto Rico, Uruguai, Panamá, Argentina e Paraguai.