A prefeitura ainda não recebeu recursos do Governo do Estado e tenta recuperar alguns acessos com recursos municipais. Desde março estão sendo feitos desvios de rotas para atender moradores da área rural.

Cerca de 1500 alunos que moram na área rural de Paranaíba estão sem aulas desde o dia 07 de março, quando o município decretou Estado de Emergência devido às fortes chuvas.

Segundo a secretária de Educação do município, Jane Paula da Silva Colombo, foram feitas duas tentativas de volta as aulas por desvios nas estradas, porém a chuva que continua desde março, atrapalha a reforma das estradas e a reconstrução das pontes.

Nesta quarta-feira (13), foi feita uma nova tentativa, mas a secretária informou que ainda não sabe quantos alunos conseguiram chegar até as escolas. O acesso está difícil até mesmo para chegar às escolas localizadas na área rural do município.

Em torno de 40 linhas de ônibus tiveram que ser interrompidas, segundo a Secretaria de Educação. Quando as aulas foram retomadas, o calendário escolar será reestruturado para poder marcas as reposições de aulas.

Infraestrutura

As chuvas destruíram 11 pontes e danificaram outras 31, sem contar as estradas rurais que estão ruins. O secretário de Infraestrutura, Jean Gleik Martins Carvalho, explica que serão necessários em torno de R$ 9 milhões para reparar os estragos causados.

Jean explica que Paranaíba ainda não recebeu recursos do Governo do Estado e tenta recuperar algumas pontes e estradas com recursos municipais. Desde março estão sendo feitos desvios de rotas para que as pessoas da área rural consigam chegar até a área urbana.

Os desvios ajudam, mas o percurso que antes era de cinco quilômetros agora é de 70 quilômetros. “Estamos tendo muitos problemas com famílias que não conseguem chegar até a cidade para comprar alimentos e outros produtos”, destaca Jean.