No início desta semana quatro estabelecimentos foram fechados. Muitas pessoas que praticam esportes nestes locais ficaram preocupadas com o assunto

O Conselho Regional de Educação Física, junto com o Procon e a Vigilância Sanitária, estão fechando o cerco contra academias de ginástica que funcionam irregularmente em Campo Grande. Com as ações, que envolvem ainda a Delegacia Especializada na Defesa do Consumidor (Decon), mais alunos se preocupam em verificar a regularização dos estabelecimentos antes de malhar.

No início desta semana quatro estabelecimentos foram autuados. Muitas pessoas que praticam esportes nestes locais ficaram preocupadas com o assunto. A dona de casa Nilda Cabral, 43 anos, já malha há cerca de três anos. Ela conta que sempre se preocupou em se exercitar em um local com profissionais habilitado e que esteja regular.

“A atividade física faz bem à saúde, te dá sensação de bem estar, mas tem que ser com profissional capacitado e em local que esteja habilitado para gente se sentir segura”, diz.

Nilda aprova o serviço de fiscalização do Cref e diz que é preciso fiscalizar. “Acho importante haver fiscalização. Existem danos irreversíveis causados à nossa saúde, por fazer algum exercício errado em local que não há preocupação com a qualidade”, diz.

É nessa busca por qualidade, segundo a assessoria de imprensa do Cref, que o órgão trabalha. “A ação visa vistoriar os locais em que já havia sido constatado irregularidades e verificar se eles se adequaram ao que é exigido por lei”, diz.

A estudante de direito, Débora Carolina Bogalho, 30 anos, disse que não se preocupou em saber se a academia estava com a documentação dentro da lei, mas foi para o local porque teve boas referências.

“Comecei a me exercitar para ter qualidade de vida, por isso procurei um lugar que fosse indicado, para eu me sentir segura”, afirma.

A professora de musculação, Ana Laura Morel, ainda aponta que se exercitar com um professor formado é fundamental, pois ele foi treinado a orientar o aluno da melhor maneira possível, de forma a obter bons resultados sem prejudicar a saúde do praticante.

Ainda segundo a assessoria do Cref, as academias que foram notificadas receberam a autuação por não terem licença para funcionamento, já a que foi interditada teve a aplicação mais severa por já ter sido notificada anteriormente e não ter resolvido os problemas dentro do prazo.