A seleção da Colômbia estreou com vitória na Copa América, neste sábado, ao derrotar a Costa Rica por 1 a 0, na cidade argentina de San Salvador de Jujuy. Gustavo Adrián Ramos foi o autor do único gol da partida, no final do primeiro tempo.

Com a vitória, a equipe colombiana assumiu a liderança do Grupo A, com três pontos. A Costa Rica ocupa a lanterna, sem pontuar, enquanto a anfitriã Argentina e a Bolívia dividem a segunda colocação da chave, com um ponto cada. Os argentinos decepcionaram na noite de sexta-feira ao ficar no empate por 1 a 1 com os bolivianos, no jogo de abertura da competição.

Apesar do placar reduzido, a Colômbia não teve muito trabalho para superar a jovem equipe da Costa Rica. Convidada de última hora para a Copa América, para substituir o Japão, a equipe costarriquenha chegou à Argentina contando com um grupo de 17 jogadores com menos de 23 anos.

A falta de experiência fez a diferença no primeiro tempo. Tentando conter as investidas da Colômbia, a Costa Rica exagerou na forte marcação e ficou com um jogador a menos em campo aos 27 minutos de jogo. Brenes recebeu o cartão vermelho direto após fazer falta dura no zagueiro Luis Perea.

A vantagem numérica facilitou o jogo para a Colômbia, liderada por Falcão García, destaque da última temporada europeia pelo Porto. O atacante teve atuação apagada no primeiro tempo, mas acertou uma bola na trave, de cabeça, na segunda etapa. O time colombiano contava ainda com a velocidade do lateral-esquerdo Armero, ex-Palmeiras.

Melhor em campo, a Colômbia marcou o único gol da partida no final do primeiro tempo. Aos 44, Ramos recebeu grande lançamento pelo meio, invadiu a área, driblou o goleiro e mandou para as redes. “Começar ganhando dá mais confiança. Em alguns momentos jogamos bem, em outros não. Mas o importante é que ganhamos”, declarou o autor do gol, ao fim da partida.

O time colombiano voltará a campo na próxima quarta-feira para enfrentar a favorita Argentina. A Costa Rica jogará no dia seguinte, contra a Bolívia.