A Feira de Artesanato começou às 9h e tem previsão de terminar às 18h

A Praça São Bento está com um colorido a mais neste sábado (12). Em barracas improvisadas, artesãos expõem seus trabalhos, como chinelos, patchwork, tapetes, panos de pratos entre outros produtos, na Feira de Artesanato, que começou às 9h e tem previsão para continuar até às 18h.

Para compor o cenário vale tudo, até um carro estacionado serve de apoio para esticar as cangas pintadas. Outros são mais precavidos e montam tendas, que ajudam, inclusive, a proteger do sol quente.

Mas independentemente do calor ou da estrutura montada por cada um, o clima familiar e amigável da feira é nítido. “Para mim é uma reunião de amigos que nos dá a oportunidade da divulgar nossos trabalhos”, diz Alice Coradine, artesã e expositora.

Dora Fontoura participa desde a primeira edição da feira na Praça São Bento, e sempre acompanhada de filhas, sobrinhas, primas. Na família, cada uma se dedica a um artesanato, e montam as barracas lado a lado. “A gente se ajuda, uma passa trabalho para a outra”, conta Dora.

Na rodinha da família, além de panos e agulhas para os fuxicos e bordados, encontra-se uma garrafa térmica, cuia, erva e bomba. O tereré também é um componente importante para os dias de feira. “Não pode faltar, ajuda a espantar o calor”, brinca Dora.

Além dos artesanatos, a feira abre espaço para a culinária. Sandra Brito Saldanha tem uma barraca de comidas típicas da região sul-mato-grossense. Ela conta que o segredo é levantar bem cedo e fazer tudo com amor. “Acordo às 4h para preparar as comidas, trago tudo fresquinho, feito no dia”.

Em passeio com a neta de uma amiga e carregando um peso de porta que havia acabado de comprar, Valdomira Martins Virgílio admira os artesanatos da feira. “Os produtos são ótimo e a praça ficou muito bonita assim, cheia de gente”, diz.

Ester de Almeida Flores, organizadora da feira, explica que para participar basta ir ao local nos segundos e últimos sábados de cada mês. “Tem espaço para todo mundo, cada um se responsabiliza em montar a própria estrutura e rateados os custos”, diz Ester. As despesas com a limpeza da praça e divulgação do evento são rateadas pelos expositores, e fica, em média, R$ 5 para cada um.

Serviço

A Praça São Bento está localizada na rua Rodolfo José Pinho, no bairro São Bento, em frente à padaria Pão Bento.