Pular para o conteúdo
Geral

Chega à Venezuela primeiro carregamento de ouro repatriado

Um primeiro carregamento de ouro procedente da Europa chegou nesta sexta-feira à Venezuela, dando início à operação para repatriar cerca de 85% das reservas auríferas que o país mantinha fora de suas fronteiras, anunciou o presidente do banco central venezuelano, Nelson Merentes. “Vêm dos países europeus, neste caso, em um voo via França. Estamos falando […]
Arquivo -

Um primeiro carregamento de ouro procedente da Europa chegou nesta sexta-feira à Venezuela, dando início à operação para repatriar cerca de 85% das reservas auríferas que o país mantinha fora de suas fronteiras, anunciou o presidente do banco central venezuelano, Nelson Merentes.

“Vêm dos países europeus, neste caso, em um voo via França. Estamos falando de algumas toneladas de ouro que, como se pode perceber, estão chegando à pátria de (Simón) Bolívar”, disse Merentes no aeroporto internacional de Caracas, em declarações retransmitidas pela emissora estatal VTV.

A autoridade, que catalogou a operação de “histórica”, não informou quantas toneladas de ouro chegaram ao país neste primeiro carregamento, mas especificou que no total serão repatriadas “mais de 160 toneladas de ouro em barras”, o que representa “quase 85%” das reservas auríferas que estavam fora da Venezuela.

Após sua chegada ao aeroporto, este primeiro carregamento de ouro será levado em uma caravana por várias regiões populares do oeste de Caracas e os arredores do palácio presidencial de Miraflores para finalmente ser depositado no banco central, localizado no centro da cidade.

Segundo as autoridades, cerca de 500 efetivos e grande número de veículos e aeronaves foram destinados à segurança desse carregamento para que seu traslado até o BC fosse “100% seguro”.

Mais cedo, o presidente Hugo Chávez anunciou que nesta sexta-feira chegaria ao país o primeiro carregamento de ouro repatriado em meio a uma forte operação de segurança.

“Esse ouro chega ao lugar de onde nunca deveria ter saído, aos cofres do banco central da Venezuela”, disse o presidente.

O presidente anunciou em agosto que havia ordenado o traslado de grande parte das 211,35 toneladas de ouro que a Venezuela têm no exterior, avaliadas em 11 bilhões de dólares, e das quais mais de 80% estão no Reino Unido, principalmente no Banco da Inglaterra.

O país sul-americano ocupa o décimo quinto posto no mundo em reservas de ouro, com mais de 365 toneladas, segundo dados oficiais. Destas, 154 toneladas, avaliadas em cerca de 7,2 bilhões de dólares, já estão no banco central da Venezuela.

“É a reserva econômica de nossos filhos que continuará aumentando”, disse Chávez, prometendo que seu país se tornará “uma potência econômica, mas não para a burguesia, mas para o povo”.

Em agosto, Chávez, que pretende ser reeleito para um terceiro mandato de seis anos em 2012, assinou também uma lei que nacionaliza as atividades de exploração do ouro no país e que é destinada em parte a aumentar as reservas internacionais.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre ‘cratera’ na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados