Central dos trabalhadores realiza dia de mobilização hoje

Nesta quarta-feira (06) é Dia Nacional de Mobilização da CUT (Central Única dos Trabalhadores) e dos movimentos sociais (Sindicatos, MST, Central de Movimentos Populares, Marcha Mundial de Mulheres e Via Campesina). Milhares de trabalhadores vão realizar, em diversas cidades do Brasil, atos de rua, paralisações em empresas de todos os setores e no serviço público, […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Nesta quarta-feira (06) é Dia Nacional de Mobilização da CUT (Central Única dos Trabalhadores) e dos movimentos sociais (Sindicatos, MST, Central de Movimentos Populares, Marcha Mundial de Mulheres e Via Campesina). Milhares de trabalhadores vão realizar, em diversas cidades do Brasil, atos de rua, paralisações em empresas de todos os setores e no serviço público, passeatas, panfletagens e protestos.

Serão defendidas bandeiras como a desconstrução do argumento de que aumento salarial gera inflação, o fim do imposto sindical, o combate à precarização e à terceirização do trabalho, o fim do fator previdenciário, a redução da jornada de trabalho para 40 horas – sem a redução de salários -, ampliação da reforma agrária e políticas agrícolas, a aprovação do Plano Nacional de Educação com previsão de 10% do PIB, reforma política e financiamento público de campanha e reforma tributária para que, como diz o mote da campanha, “quem ganha mais, paga mais. Quem ganha menos, paga menos”.

O Sindicato de Dourados aproveita a data para lançar a Campanha Nacional de Valorização dos Funcionários do Bradesco, e denunciar demissões no Itaú, com concentração na frente das agências, panfletagem, carro de som e retardamento na abertura de duas agências desses bancos na cidade de Dourados, como parte do Dia Nacional de Mobilização da CUT. Entre as categorias de trabalhadores que têm negociação salarial nesse semestre está a dos bancários. Além dos bancários, outros sindicatos do município ligados a CUT também foram convidados para a manifestação.

Em Campo Grande: a concentração será na Afonso Pena esquina com a 14 de Julho na área central da capital onde a CUT-MS vai levantar as bandeiras de mobilização como parte das atividades do Dia Nacional de Mobilização.

Conteúdos relacionados

Hanna é dócil e está desaparecida desde o dia 19 de dezembro (Reprodução, Arquivo Pessoal)