Um grande público compareceu hoje (24) na região do bairro Cabreúva, em Campo Grande, para presenciar a posse da nova diretoria da Associação dos Amigos da Orla Morena. O evento foi realizado por volta das 19h30, na praça da Orla, ao lado da Feira Livre, onde a comunidade conheceu os 16 integrantes da entidade, que tem o principal objetivo de ‘zelar o patrimônio público’.

“Precisamos preservar esse espaço e trabalhar a conscientização das pessoas. Só assim a gente vai conseguir alertar a comunidade pra fazer bom uso do lugar”, comentou o novo presidente da Associação Ricardo Sanches de Oliveira.

O professor explica que já foram registrados alguns problemas nas imediações, como bancos que foram quebrados e sempre aparecem novas situações de risco, com garrafas de vidro quebradas no local e lixo em geral que é jogado ali. “Nossa meta é justamente preservar o espaço, mas também contar com a sociedade que denuncie eventuais atos de vandalismo e desrespeito”, reforçou Ricardo.

Integrante histórico

João Eulógio, um dos moradores mais antigos da Orla Morena também fez questão de integrar o grupo. “Não tinha nada aqui antigamente e eu participei de todas as etapas de elaboração e construção desse grande projeto, por isso também entrei na Associação”.

João lembra que é bis-neto de Feliciana Carolina, que tinha uma fazenda antigamente exatamente onde hoje é a Orla Morena. “Isso virou um cartão postal. Tivemos uma mudança radical na paisagem, ficou muito bonito e organizado. Aqui existem vários objetos históricos que foram tombados como pratimônio cultural. E nós temos que preservar essa história também”, disse ele.

O novo integrante da Associação lembra que já existe um projeto para criação de um ‘trem’ que circulará na Orla, fortalecendo ainda mais o potencial histórico e até turístico do lugar. “As pessoas estão começando a valorizar a nossa cultura regional, isso é fundamental pra uma sociedade”.

Assinatura de posse da Associação

Inúmeras famílias e autoridades locais estiveram presentes na assinatura do documento que oficializa a Associação dos Amigos da Orla Morena. “Quero dizer que essa nova diretoria tem grande responsabilidade, tem papel fundamental, que é ajudar o poder público a zelar seus investimentos. E também serve para ajudar a cobrar melhorias para os moradores”, discursou o prefeito de Campo Grande, Nelson Trad Filho, logo após assinar o documento.

Integrantes da Associação

No total, 16 pessoas formam a Associação. São membros da comunidade, lideranças comunitárias e servidores públicos, como a professora Aurenice Pinheiro, da Secretaria Municipal de Administração. Outros nomes conhecidos dos bairros Cabreúva, Vila Corumbá, Planalto, como Ramão Barros, também tomaram posse e foram homenageados pelo prefeito.

Ainda compondo a diretoria, estão: Edna Oliveira, como primeira secretária, e Wesley Gutierrez da Silva, como segundo secretário. A diretora de eventos, Loan Harada, entre outros nomes.

Várias crianças, adolescentes e adultos puderam conferir, logo após o breve discurso do prefeito, apresentações artísticas, como o trabalho teatral “Recruta Zero” e dança de rua, com o grupo “Espressão de Rua”.