Ceará e Cruzeiro fazem neste domingo o que pode ser a decisão na luta contra o rebaixamento do Campeonato Brasileiro. Há algumas rodadas, as duas equipes brigam ponto a ponto para ver quem conseguirá escapar da degola e o vencedor deste duelo dará um grande passo para a permanência na elite.

Com 39 pontos, o Cruzeiro ocupa a 16ª posição e está a apenas um do Ceará, primeiro dentro da zona do rebaixamento. Com os tropeços das duas equipes nas últimas rodadas, o Atlético-PR encostou e agora soma os mesmos 38 pontos do Alvinegro e também briga para deixar a degola.

Na última quinta-feira, o técnico do Ceará, Dimas Filgueiras, decidiu fazer um treino secreto e montar a equipe que irá para a partida. No entanto, mesmo com os portões fechados, a escalação foi revelada.

Nas redes sociais, foi revelado a escolha de Washington no lugar de Felipe Azevedo logo no início do treino. A dúvida fica quanto a presença de Juca, que sentiu dores no tornozelo no final da atividade e foi substituído por Edmílson.

O goleiro Fernando Henrique, que completa 28 anos nesta sexta-feira, já sabe o que quer de presente. “A permanência seria um grande presente de aniversário, mas precisamos fazer por onde. Jogaremos em casa, com o apoio maciço do nosso torcedor, e precisamos usá-lo como 12º jogador”, afirmou.

Raposa completa

Com quase todo o elenco à disposição, o técnico Vágner Mancini pode, enfim, montar a equipe próxima daquela considerada do ideal. Formada no 4-4-2, o Cruzeiro não terá apenas o atacante Wallyson, ainda em recuperação de lesão, contra o Ceará.

No ataque, a única dúvida no time da Raposa: joga Ortigoza ou Anselmo Ramon. O paraguaio, por conta da velocidade, tem mais chance de aparecer na equipe titular no domingo. Dessa forma, o argentino Farías sequer fica no banco de reservas, devido a cota de estrangeiros permitidos por jogo (três, além de Ortigoza, Montillo e Victorino vão para o jogo).

O atacante Wellington Paulista tem o segredo para a vitória ser conquistada no caldeirão que será o PV – os cearenses esgotaram todos ingressos. Para o camisa 9, a solução é dedicação. Todos têm que entender que a responsabilidade da marcação, criação e finalização são dos 11 jogadores em campo, e não setorizado.

“Estamos em uma situação que não podemos deixar de nos dedicar ao jogo em nenhum momento. E temos que nos superar para evitar o pior. Fazer tudo o que puder em campo. É claro que minha obrigação maior é fazer os gols e procuro sempre isso. Mas também tento ajudar de outras formas, dando assistência, marcando, brigando pela vitória”, comentou Wellington Paulista.

Além do foco no jogo contra o Ceará, a Raposa também estará com a atenção voltada para Uberlândia. No local, América-MG e Atlético-PR duelam, sendo que o Furacão também luta contra a queda para a segunda divisão. Uma vitória contra o Vozão e uma derrota dos paranaenses garantem a permanência celeste na Série A.

Ficha técnica

CEARÁ X CRUZEIRO

Local: Presidente Vargas, em Fortaleza (CE)
Data/hora: 27/11, às 17h (de Brasília)
Árbitro: Wilson Luiz Seneme (SP)
Assistentes: Altemir Hausmann (RS) e Emerson Augusto de Carvalho (SP)

CEARÁ: Fernando Henrique; Heleno, Fabrício, Daniel Marques e Eusébio; Juca, Michel, João Marcos e Thiago Humberto; Osvaldo e Washington. Técnico: Dimas Filgueiras.

CRUZEIRO: Fábio; Marquinhos Paraná, Léo, Victorino e Diego Renan; Fabrício, Charles, Lendro Guerreiro e Montillo; Ortigoza (Anselmo Ramon) e Wellington Paulista.