Dois cavalos morreram em circunstâncias misteriosas, momentos antes do início de uma corrida em Newbury, no sul da Grã-Bretanha. Autoridades locais investigam o caso, mas há suspeitas de que os animais tenham sido eletrocutados por uma descarga vinda de um cabo subterrâneo.

Além de Fênix Two e Marching Song, outros dois cavalos também foram atingidos, mas sobreviveram.

“Ele caiu de repente. Fiquei com a impressão de que foi eletrocutado”, disse o treinador do Marching Song, Andy Turnell.

Os cavalos são bem mais sensíveis à eletricidade do que os humanos. Além disso, o terreno molhado onde estavam pode ter contribuído para o acidente.

“O Fênix Two começou a empinar e não conseguíamos controlá-lo. Em seguida, caiu e parecia que estava preso ao chão. Foi a coisa mais estranha que já vi na minha vida”, afirmou o treinador Jojon O’Neil.

De joelhos

Já o treinador de um dos cavalos que sobreviveu afirmou que Kid Cassidy começou a tremer e em seguida ficou de joelhos, mas logo conseguiu se levantar.

O proprietário de outro animal, Paul Barber, disse que eles estavam levando choques vindos do gramado.

Um policial afirmou que os cavalos passarão por uma autópsia para determinar a causa da morte. Algumas das testemunhas disseram não acreditar na possibilidade de choque, já que os animais não pareciam queimados.

“Muitos acreditam que os cavalos foram eletrocutados, mas a verdade é que ainda não sabemos o que aconteceu”, afirmou o diretor da corrida Christopher Spence. “Checamos todas as instalações elétricas e não encontramos nenhum dano.”