Para reduzir índice de atropelamento de pedestres, Detran lança campanha de educação no trânsito

Na intenção de reduzir o índice de acidentes envolvendo pedestres em Campo Grande, o Detran/MS, em parceria com a Ciptran e a Agetran, lançou nesta quarta-feira (9) a campanha Pedestre, eu cuido!. A ideia é enquadrar a capital sul-mato-grossense nos moldes de Brasília, Goiânia, Curitiba, e demais cidades, onde o condutor tem o hábito de dar preferência ao pedestre.

O caso mais recente, que ganhou destaque na imprensa regional, foi do atropelamento de Antônio Clélio de Souza, de 86 anos, na Avenida Afonso Pena, no último dia 2 de novembro. O idoso foi atingido por um Gol, conduzido pelo guarda municipal Bruno Gil de Oliveira, de 27 anos, e acertado por outro veículo que seguia logo atrás. Ele faleceu no local. Na via a marca de frenagem atingiu 11 metros.

De acordo com dados do Detran, em 2010 o número de óbitos em atropelamento de pedestres chegou a 34. Em 2011, baixou para 15 e teve redução de 84%. Porém, segundo o diretor do Detran, Carlos Henrique dos Santos Pereira, o objetivo é zerar esse placar e chegar ao resultado de nenhuma vítima.

Na Duque de Caxias, por exemplo, foram instalados vários semáforos, e o diretor-presidente da Agetran, Rudel Espindola Trindade Junior, destaca a importância da sinalização, que foi motivo de reclamação dos condutores, que consideram a avenida uma via rápida. “O conceito de fluidez no trânsito deve ser alinhado à segurança do pedestre. Na área urbana não se deve ter via expressa”, alerta Rudel.

Campanha

A campanha Pedestre, eu cuido! será realizada em duas etapas. Neste primeiro momento, o alvo será trabalhar a conscientização dos condutores sobre a responsabilidade que eles exercem sob os pedestres.

Nesta etapa, a campanha também investe na revitalização da sinalização em pontos cruciais de Campo Grande. De acordo com Rudel, foram designados R$ 220 mil para melhorar a pintura de faixas e sinais para pedestres em frente às escolas e R$ 380 mil para a Afonso Pena. “Vamos investir na qualidade e durabilidade das sinalizações, priorizando escolas e vias com mais movimento”, garante Rudel.

Em paralelo a essas ações, a Ciptran irá auxiliar com a fiscalização. Durante os primeiros 15 dias da campanha, os motoristas serão abordados e orientados sobre como proceder quando o pedestre demonstrar intenção de atravessar ou estiver atravessando a via.

Após esse período, os policiais e agentes começarão a punir quem desrespeitar a faixa de pedestre. “Campo Grande será modelo para estender a campanha ao interior de Mato Grosso do Sul”, ressaltou o superintendente da Ciptran, tenente-coronel Alírio Villassante.

A primeira etapa da campanha deve durar até o início das aulas em 2012, quando o foco passa a ser o pedestre. Eles serão orientados em como se portar nas ruas, atravessando na faixa, em linha reta e sinalizando a intenção de atravessar. “Este é um momento ideal para despertar a educação no trânsito e o respeito pelos pedestres”, acredita Carlos Henrique. Para a parte educativa da campanha serão investidos R$ 870 mil e R$ 480 mil para divulgação na mídia.

Trechos críticos

A atenção será maior nos locais mais críticos, em vias e cruzamentos como Afonso Pena, Ceará, Eduardo Elias Zahran, Duque de Caxias, Ernesto Geisel e Coronel Marechal Deodoro Rondon. Em relação aos bairros, os mais visados durante a campanha serão Centro, Progresso, Amambaí, Monte Castelo, Planalto e Carvalho.