Pelo menos 5,5 mil pessoas, segundo estimativas da organização, participaram da sexta edição da caminhada “Por amor a Corumbá”, que celebrou na manhã deste sábado, 24 de setembro, os 233 anos de fundação da cidade, completados no último dia 21. O percurso teve início em frente ao ginásio poliesportivo da Esplanada da Nob e terminou no Jardim da Independência, área central da cidade.  A passeata ainda cruzou as ruas Antônio Maria; Cabral; Frei Mariano, Delamare e 15 de Novembro.

O prefeito Ruiter Cunha de Oliveira, que juntamente com a primeira-dama Beatriz Cavassa de Oliveira percorreu todo o trajeto, afirmou que a passeata já se tornou “tradição” no município e tem o compromisso de “reafirmar o amor a nossa cidade”. Na avaliação do chefe do Executivo, a iniciativa destaca a maior qualidade do município: “tudo isso tem significado importante, que é o reconhecimento de nossa maior característica, que é o nosso povo. Essa passeata é em comemoração à população de Corumbá”, complementou.

Ruiter ressaltou que o evento, que já faz parte do calendário da cidade, é o momento para reforçar que o objetivo de todos é contribuir para o crescimento do município. “Essa passeata é para reafirmar que queremos Corumbá para frente e com desenvolvimento. Simboliza ainda o amor a nossa cidade; o orgulho de viver aqui, o orgulho de ser corumbaense e participar desse momento de crescimento e recuperação da autoestima do povo corumbaense”, enfatizou o prefeito. O deputado estadual Paulo Duarte também participou da passeata.

A sexta caminhada “Por amor a Corumbá” contou com participação de servidores municipais – de todos os escalões de governo; estudantes; crianças e representantes de entidades de classe. As diversas alas apresentaram ações desenvolvidas no município, pela própria Prefeitura, como o trabalho no setor de Turismo; o planejamento urbano; conscientização contra as drogas e pelo não à violência; o incentivo ao esporte local nas escolas e bairros; além de menção aos diversos programas municipais.

As tradições culturais corumbaenses também foram lembradas com representações do Banho de São João no rio Paraguai. Bandas de percussão das escolas municipais Ângela Perez, Cássio Leite de Barros, Pedro Paulo de Medeiros, Almirante Tamandaré, Barão do Rio Branco, Rachid Bardauil, CAIC, José de Souza Damy, Clio Proença e Izabel Corrêa, além das escolas salesianas Santa Teresa e Dom Bosco, participaram do desfile.