Pular para o conteúdo
Geral

Câmara deve votar prorrogação da DRU nesta semana

A falta de quórum para votações no Congresso na semana passada provocou o adiamento de várias decisões para esta semana, como a sessão que deverá votar a proposta de emenda à Constituição (PEC) que trata da prorrogação da Desvinculação das Receitas da União (DRU) até 2015. O presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS) […]
Arquivo -

A falta de quórum para votações no Congresso na semana passada provocou o adiamento de várias decisões para esta semana, como a sessão que deverá votar a proposta de emenda à Constituição (PEC) que trata da prorrogação da Desvinculação das Receitas da União (DRU) até 2015.

O presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS) já anunciou que serão necessárias três sessões deliberativas diárias para que seja possível votar a DRU em primeiro turno na próxima quinta-feira (10). Mesmo assim, a expectativa do líder do governo na Casa, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), é uma votação difícil e demorada. “Pode ser que tenha que se arrastar por 30 horas”, previu o líder.

Segundo Vaccarezza, os deputados do e do Espírito Santo deverão se unir à oposição para tentar obstruir a votação da DRU, em protesto contra o projeto que trata da redivisão dos royalties do petróleo. Apesar disso, ele dá como certa a vitória do governo e a prorrogação da DRU por quatro anos.

Até que a votação da DRU esteja concluída – inclusive em segundo turno –, o líder do governo já anunciou que o projeto da redivisão dos royalties não terá chance de ser analisado no plenário. Enquanto isso, será instalada na próxima terça-feira (9) uma comissão especial que para analisá-lo e receber todas as emendas. O projeto precisa permanecer na comissão por pelo menos dez sessões antes de seguir para votação em plenário.

Também na terça-feira, se houver quórum, o presidente da Câmara espera colocar em votação, em sessão extraordinária, a Medida Provisória (MP) 542/11, que altera os limites do Parque Nacional dos Campos Amazônicos, do Parque Nacional da Amazônia e do Parque Nacional Mapinguari, localizados nas regiões Norte e Centro-Oeste, e também a MP 543/11, que autoriza o Tesouro Nacional a subvencionar, com até R$ 500 milhões, as operações de crédito feitas pelas instituições financeiras com microempreendedores.

No Senado, a situação não é muito diferente. O líder do governo na Casa, senador Romero Jucá (PMDB-RR), já admite que pode não ter condições de colocar projetos ou medidas provisórias em votação nesta semana. “A única coisa que eu posso prometer votar são as indicações presidenciais para a diretoria da Anatel [Agência Nacional de Telecomunicações] e as de embaixadores”, afirmou o líder.

Apesar disso, na próxima terça-feira (8) será incluída na pauta de votação do Senado a MP 540/11, que trata do Plano Maior, do governo federal. O texto da MP, já aprovado na Câmara, inclui incentivos fiscais para estimular a competitividade da indústria, a permissão para o uso de verba do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) em obras da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016, além de restrições à comercialização e ao uso de produtos derivados do tabaco.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre ‘cratera’ na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados