Pular para o conteúdo
Geral

Brasileiros lideram lista de estrangeiros que querem deixar Portugal

Os brasileiros lideram grupo de estrangeiros, em Portugal, que quer voltar para os países de origem, segundo a OIM (Organização Internacional para as Migrações). Até outubro deste ano, 1.790 pessoas se candidataram para o PRV (Programa de Retorno Voluntário), registrando uma média diária de 179 inscrições. Os brasileiros representam 87% deste total, com 382 pedidos. […]
Arquivo -

Os brasileiros lideram grupo de estrangeiros, em Portugal, que quer voltar para os países de origem, segundo a OIM (Organização Internacional para as Migrações). Até outubro deste ano, 1.790 pessoas se candidataram para o PRV (Programa de Retorno Voluntário), registrando uma média diária de 179 inscrições. Os brasileiros representam 87% deste total, com 382 pedidos.

O Programa Retorno Voluntário é administrado pela OIM – que atua na Europa – em parceria com o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras. O programa é financiado por 75% do Fundo Europeu de Regresso e 25% por Portugal. O serviço paga, além da viagem de regresso do imigrante – com um um valor médio de 900 euros –, 50 euros em dinheiro para despesas pessoais.

Depois dos brasileiros, os angolanos, os cidadãos de Cabo Verde, São Tomé, Príncipe, da Ucrânia, de Guiné e Moçambique são os que apresentam mais pedidos para deixar Portugal. Pelo programa, os imigrantes devem permanecer, por um período de três anos, sem retornar ao território português. Se voltarem a Portugal, devem ressarcir o Estado do valor que receberam.

As autoridades portuguesas informaram que o número de imigrantes que pedem ajuda para retornar aos países de origem registrou aumento este ano. Essa tendência, segundo elas, vem ocorrendo desde 2009. Pelo programa, o estrangeiro recebe ajuda financeira, quando indica desejo de voltar ao país de origem.

De acordo com a OIM, nos dez primeiros meses deste ano, 455 estrangeiros deixaram Portugal e retornaram para seus países. Em 2010, 562 pessoas regressaram aos países de origem. Se os números registados nos meses de novembro e dezembro de 2010 se repetirem, o total de embarques em 2011 será superior ao do ano passado.

Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Veículo usado em execução de advogado na fronteira é encontrado incendiado

Vacinação contra a gripe

Casos de gripe aumentam nas regiões Norte e Centro-Oeste, diz Fiocruz

25 quilos de skunk que era transportada em moto é apreendida na MS-289

Preço da Cesta Básica sobe em 15 de 17 capitais pesquisadas em abril

Notícias mais lidas agora

Cardeal norte-americano Robert Prevost é o novo papa, que adota nome Leão XIV

rota da celulose

Com investimento de R$ 217 milhões, Consórcio K&G leva Rota da Celulose em MS

Traficante abandona Ranger abarrotada de droga após perseguição em Campo Grande

Acusado de homicídio, cuidador de carro é esfaqueado várias vezes em Ponta Porã

Últimas Notícias

Charge

Habemus Papam

Esportes

Masters 1000 de Roma: Thiago Wild é único brasileiro a vencer estreia

Pela nona vez na carreira, o paranaense assegura presença na primeira rodada de um ATP 1000

Trânsito

Ônibus derruba poste e deixa parte de bairro sem energia em Dourados

Deixou parte do bairro sem energia

Brasil

Banco Central autoriza financeiras a emitir LCI

Resolução que autoriza as emissões por esse tipo de instituição