Pular para o conteúdo
Geral

Brasil vende US$1 bi em bônus com menor taxa histórica

O Brasil captou nesta sexta-feira (4), 1 bilhão de dólares por meio da emissão de Bônus Global 2041, numa operação marcada pela forte demanda. Tanto que o rendimento foi o menor já pago pelo país em papéis com prazo de 30 anos. A estratégia do governo foi mostrar que o Brasil está forte mesmo com […]
Arquivo -

O Brasil captou nesta sexta-feira (4), 1 bilhão de dólares por meio da emissão de Bônus Global 2041, numa operação marcada pela forte demanda. Tanto que o rendimento foi o menor já pago pelo país em papéis com prazo de 30 anos. A estratégia do governo foi mostrar que o Brasil está forte mesmo com a crise internacional.

De acordo com o Tesouro, o rendimento dos bônus ficou em 4,694 por cento, com spread de 1,60 ponto percentual sobre os Treasuries norte-americanos comparáveis. A emissão foi liderada pelos bancos Barclays Capital e Bank of America Merrill Lynch, tendo como co-líder a BB Securities. A liquidação financeira ocorrerá no próximo dia 10.

De início, o Tesouro anunciou que faria uma oferta externa de 500 milhões de dólares em bônus com vencimento em 2041, mas devido à demanda elevada acabou ampliando a operação para 1 bilhão de dólares. Segundo uma fonte envolvida na operação, a procura pelos papéis brasileiros chegou a 6 bilhões de dólares.

“Ficamos bastante satisfeitos com a demanda, que superou as nossas expectativas”, afirmou outra fonte. “A taxa (de rendimento) é uma demonstração de que os fundamentos do Brasil estão muito sólidos.”

A taxa veio em linha com a previsão do governo, que esperava pagar um rendimento inferior a 5 por cento. A intenção do Tesouro, segundo um fonte próxima à operação, é retirar distorções e melhorar a curva de taxa de juros em dólar, além de mostrar que o apetite por papéis brasileiros está alto.

O governo espera também que emissões no exterior deem às empresas confiança para retornar ao mercado para fazer captações, como afirmou recentemente à Reuters o secretário do Tesouro, Arno Augustin.

Uma das fontes ouvidas pela Reuters disse ainda que a elevação da oferta refletiu o momento adequado. “A demanda foi muito boa, assim como as condições de mercado”, disse, lembrando que, quando há mais aversão a riscos no mercado acionário, os investidores tendem a procurar renda fixa.

Nesta sexta-feira, as bolsas de valores mundiais viviam um dia de baixa, devido à crise europeia, com o euro em queda.

O estrategista-chefe da WestLB, Luciano Rostagno, questionou o momento da emissão, mas avaliou que o objetivo do governo é testar o mercado. “Parece que o governo viu que é hora de testar o mercado e ver se percepção de risco do Brasil está sendo afetado”, emendou ele, antes do resultado final ser conhecido.

O analista da IdeaGlobal Enrique Alvarez, em Nova York, afirmou que a turbulência afeta apenas papéis europeus. Por exemplo, o bônus italiano de 30 anos ofereceu rendimento de 6,952 por cento.

“Existia e continua existindo um apetite muito claro para tudo o que vem com o carimbo da América Latina em dívida soberana”, disse.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Justiça anula inquérito contra empresários de Dourados e manda devolver bens

Onde assistir: sábado tem Majestoso e outros três confrontos pelo Brasileirão

Do Mainframe à Inteligência Artificial

Rapazes são baleados no calcanhar e nas nádegas por desconhecido no Aero Rancho

Notícias mais lidas agora

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de Reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

Confusão entre vizinhos termina em agressão com pedrada na cabeça em Dourados

Últimas Notícias

Brasil

Flávio Bolsonaro pede a Trump suspensão das tarifas, mas apaga post em seguida

Filho do ex-presidente sugeriu trocar as taxas por sanções individuais

Publieditorial

Entrevista com Urandir Fernandes de Oliveira: “Dakila Pesquisas trabalha em benefício de toda a humanidade”

Nascido em Marabá Paulista-SP, Urandir Fernandes de Oliveira é um nome que, sistematicamente, ressoa no mundos dos negócios e das pesquisas científicas.

Mundo

Trump crê que Bolsonaro ‘está sob ataque de um sistema judicial armado’, diz Casa Branca

Declarações foram dadas em resposta às medidas restritivas aplicadas pelo STF

Brasil

Morre, aos 89 anos, o ícone da publicidade Roberto Duailibi

Filho de uma brasileira com um libanês, ele nasceu em Campo Grande