Autor do primeiro gol sobre a Argentina e principal alvo de elogios de Mano Menezes após a vitória da seleção brasileira em Belém, Lucas segue em alta nos planos do chefe. Contra a Costa Rica (em jogo marcado para as 23h, no horário de Brasília, desta sexta-feira), o são-paulino irá iniciar a sua segunda partida como titular, ao lado de Fred e Neymar no ataque. O amistoso é a chance para que o jogador confirme uma fórmula que deu certo.

Com Ronaldinho Gaúcho recuado e ocupando posição de organizador no meio-campo, Mano Menezes conseguiu vencer os rivais argentinos por 2 a 0 e viu o seu time levantar a taça do Superclássico das Américas. O treinador também pôde observar o bom entendimento entre os jovens Lucas e Neymar. A estratégia será a mesma contra os costarriquenhos, só que com Fred como camisa 9 – Borges foi titular em Belém, mas ficou fora dos testes seguintes.

“O Brasil está formando um grande grupo, e o retorno do Ronaldinho ajuda a equipe porque, junto com o Neymar, ele dá essa alegria que é característica da seleção brasileira”, comenta Daniel Alves. O jogador do Barcelona também destaca a importância de vencer os adversários desta sexta-feira, dando espetáculo ou não.

O setor ofensivo não parece ser dor de cabeça para Mano conquistar nova vitória. Neymar, Lucas, Fred e Ronaldinho receberam pouca “atenção” do treinador durante o curto período de treinos da seleção na Costa Rica. Os zagueiros Thiago Silva e David Luiz também não foram alvos das mudanças promovidas durante os treinamentos em San José.

As laterais apresentam surpresas. Os favoritos Daniel Alves e Marcelo estão na Costa Rica, mas iniciam o jogo no banco de reservas. Se Mano confirmar o que testou, os reservas Fábio, do Manchester United, e Adriano, do Barcelona, entram em campo. Outra novidade é Luiz Gustavo, volante do Bayern de Munique.

Apesar de jogar em casa, a Costa Rica se prepara para ser ignorada pelo seu público. Com ótima recepção desde os primeiro minutos no solo do país, os jogadores brasileiros devem ser os alvos das atenções no Estádio Nacional. “Muitos irão ao estádio ver o Brasil, mas também vamos tentar fazer com que vejam a Costa Rica com a bola. Isso é o que mais quero, uma Costa Rica que tenha a bola”, disse o treinador Jorge Luis Pinto.

Apesar dos planos do técnico, a Costa Rica terá um desfalque importante para o amistoso contra a seleção brasileira. Grande estrela do time, Bryan Ruiz machucou o joelho esquerdo e não poderá jogar. O jovem Joel Campbell, que já esteve na mira do Arsenal-ING, irá entrar como titular.