O Brasil caiu da sétima para a oitava posição no ranking de econômico dos países da América Latina, divulgado hoje pelo Institute for Economic Research at the University of Munich, ou Instituto alemão IFO, e pela FGV (Fundação Getúlio Vargas). O ranking usa dados apurados para a Sondagem Econômica da América Latina, utilizados no cálculo do ICE (Índice de Clima Econômico) da região.

No ranking, que compara o desempenho médio do ICE dos últimos quatro trimestres, o ICE do Brasil caiu de 5,8 pontos para 4,8 pontos de julho para outubro. Neste período, a principal mudança no ranking foi a ascensão do Peru de quinto para primeiro lugar. Segundo as instituições, projeções recentes do governo e de especialistas apontam que a economia peruana poderá crescer até 6,5% este ano.

Ao comparar os desempenhos de clima econômico trimestral na margem, de julho para outubro, as instituições observam que nenhum dos 11 países pesquisados apresentou em outubro expectativas favoráveis para os próximos meses. Na avaliação das instituições, é possível perceber piora nas condições econômicas em todos os países analisados, de julho para outubro.