Uma boliviana de 55 anos, foi detida na manhã deste sábado (24) na barreira montada pelo grupamento tático da Polícia Militar no posto fiscal do Lampião Aceso, na rodovia BR-262. A mulher se identificou como proprietária de um carregamento com mais de 10 mil medicamentos. A mercadoria estava no bagageiro externo de um ônibus. Nenhum dos medicamentos possui documentação fiscal.
De acordo com a PM, vistoria no ônibus que fazia a linha São Paulo-Corumbá encontrou os medicamentos distribuídos em malas de viagem. Mais de 25 tipos de remédios foram encontrados, como: pílulas do dia seguinte, em maior quantidade, com aproximadamente 6 mil exemplares; pomadas para pele, colírios, ampolas de medicamentos injetáveis, remédios diversos para gripe, anabolizantes e até laxantes.
A boliviana assumiu que comprou os medicamentos em lojas de São Paulo, nos arredores da 25 de Março. Ela alegou que levaria os medicamentos para revenda na Bolívia. Esta seria a primeira vez que realizava esse tipo de transação.
O cabo Caio César Velascos, do 6º Batalhão da Polícia Militar, explicou que a forma como os medicamentos foram transportados, indicava que não era a primeira ação. “Os medicamento foram retirados de suas caixas, depois foram muito bem acomodados em sacolas de viagem, o que possibilitaria dificuldade de localização numa fiscalização. As caixas e os remédios eram transportados separadamente, o que indica que esse tipo de transação já havia sido feito outras vezes”, argumentou.
Os medicamentos e a autora foram detidos no local e encaminhados à Delegacia de Polícia de Corumbá. Após o registro do boletim de ocorrências ela deverá ser indiciada por contrabando e descaminho, além de sonegação de imposto. Já os medicamentos deverão serão encaminhados a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária.