Mike Lazaridis, presidente e co-CEO da Research in Motion, apresentou sistema operacional chamado BBX

Após sofrer com a interrupção de seu serviço e oferecer crédito de US$ 100 para download de softwares, a RIM (Research In Motion), por meio do seu presidente e co-CEO, Mike Lazaridis, mostrou seu novo sistema operacional para dispositivos móveis: o BBX. A apresentação aconteceu no primeiro dia do BlackBerry DevCon Américas 2011, evento para desenvolvedores que está sendo realizado em São Francisco, na Califórnia (EUA) até o dia 20 de outubro.

Segundo Lazaridis, o sistema operacional BBX vai proporcionar futuramente aos smartphones da RIM a capacidade de execução de aplicações de software Android, tais como games, negócios e aplicações médicas. “A plataforma BBX é a soma da melhor parte dos sistemas operacionais BBS e QNX, integrando as principais características do BlackBerry 7 e do QNX (sistema utilizado no PlayBook) e cria uma plataforma totalmente aberta e segura, dotada de um sistema multitarefas real”, define o CEO.

Dar Dodge, fundador e co-desenvolvedor do sistema QNX, explica que a nova plataforma BBX foi otimizada para facilitar o desenvolvimento de games, que representam uma quantidade significante de downloads na loja App World, aumentando o potencial de entretenimento dos dispositivos desenvolvidos pela empresa.

Os primeiros smartphones com o BBX estarão disponíveis já no início de 2012.